Desde o dia 12 de Outubro os Açores contam com treze operadores de moto de salvamento marítimo, formados pela Marinha Portuguesa através do Instituto de Socorros a Náufragos, no primeiro curso do género que teve lugar na Região.
A Marinha, através do Instituto de Socorros a Náufragos, tem vindo a promover a formação de operadores e a distribuir pelo país motos de salvamento marítimo, das quais cinco já se encontram nos Açores.A moto de salvamento marítimo é um meio considerado cada vez mais importante no dispositivo de salvamento da Autoridade Marítima, pelas suas características únicas de agilidade, que lhe permitem operar em zonas de rebentação e junto a costa rochosa com um elevado grau de sucesso.
O curso decorreu na cidade da Horta e contou com 13 alunos das várias Capitanias do arquipélago, entre os quais uma mulher agente da polícia marítima da Terceira e o próprio capitão do porto de Angra e da Praia da Vitória. Os capitães de porto como Órgãos Locais da Autoridade Marítima, são os responsáveis pelo Salvamento Marítimo, o Socorro a Náufragos e a Assistência a Banhistas no respectivo espaço de jurisdição.
ISN promove – Curso de operador de moto de salvamento marítimo
0
Partilhe