Avenida Dom Carlos I foi pequena para os milhares de pessoas que quiseram ver de perto os velejadores presentes nos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica Cascais 2007, e assistir ao espectáculo multimédia de abertura do evento.
Mais uma vez Portugal aproxima países através do mar. A citação é do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que perante um mar de gente fez a abertura oficial dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica Cascais 2007.
Na Avenida Dom Carlos I, ontem à noite (dia 2 de Julho), todos os recantos foram úteis para quem não quis perder um minuto da cerimónia. Milhares de pessoas ocuparam as ruas, as bancadas montadas pela organização e as janelas e varandas das suas casas, para assistirem ao espectáculo.
Após um desfile com as delegações de cada país presente nos Campeonatos do Mundo de Vela, foi a vez dos discursos oficiais do presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, do presidente da ISAF, Gören Petersson, do Comissário Europeu, Jan Figel, e do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
Goren Petersson, fez questão de mencionar a grande capacidade de Portugal para organizar eventos a nível mundial e as fantásticas condições de Cascais para a prática da Vela.
Já perto das 11 da noite, a Baía de Cascais encheu-se de luz, com a projecção de diversas imagens num ecrã gigante de água. Momentos marcados pela música portuguesa, primeiro pelas mãos e a guitarra de Pedro Castro, depois pela voz de Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, que interpretou a versão acústica do tema Fácil de Entender.
A noite terminou com um espectáculo de raios laser ao som de Pink Floyd e fogo de artifício, que durante cerca de 10 minutos iluminou os céus da Baía de Cascais.
As primeiras regatas dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica de Vela Cascais 2007, começam hoje dia 3 às 13 horas, nas classes de Star e Tornado.