IPS da Volvo Penta fez 10 anos

0

Depois do seu lançamento em 2005, a transmissão IPS da Volvo Penta não parou de ganhar notoriedade perante os principais construtores mundiais. A Volvo Penta possui três dimensões de pods para instalações duplas, tripas e quádruplas, o que permite ao sistema IPS estar perfeitamente adaptado para yachts de 30 a 100 pés.

Dez anos após a sua introdução, a transmissão IPS está instalada nos maiores yachts construídos no Mediterrâneo, nomeadamente no Amer 94 “Save the Sea” construído pela Amer Yachts. Com 94 pés de comprimento e 66 toneladas  de deslocamento, este último modelo é um marco na história do estaleiro bem como no sistema IPS da Volvo Penta e cria um precedente que poderá influenciar os principais construtores de superiates europeus.

“A transmissão IPS é um sistema de pod moderno testado e aprovado, que permite obter performances superiores aos motores interiores na grande maioria dos aspectos”, explica Barbara Amerio, proprietária da Amer Yacht. “O nível de conforto do sistema é único no seu género, e nós temos o prazer de poder propor aos nossos clientes há já algum tempo. Mas nós necessitávamos de um motor muito potente para obter performance em modelos clássicos de linha de veios. Uma instalação IPS1200 Volvo Penta tripla assegura a potência que nós necessitamos no Amer94”.

O sistema de propulsão instalado utiliza hélices duplas (contra-rotação), uma acostagem por joystick e um posicionamento dinâmico para criar uma experiência de navegação simples. Graças a este conceito de equipamento inovador, todos os dispositivos são compatíveis, integrados e controlados pelo sistema EVC, que supervisiona  conjuntamente as funções, os acessórios e as operações depois uma plataforma, composta por um computador de bordo, dados do motor e um comando electrónico do posicionamento.

O Amer 94 foi apresentado durante a última edição do Salão de Cannes, em França.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta