Projecto NEA2
O projecto NEA2 Nautisme Espace Atlantique 2, financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), em 3.068.737,00 , tem um orçamento total de 4.721.137,00 . Representa 23 parceiros, 10 regiões atlânticas e tem um prazo de execução entre Janeiro de 2009 e Dezembro de 2011.
Este projecto visa o desenvolvimento sustentável e coordenado do conjunto da fileira náutica nas regiões da faixa atlântica (actividades, portos de recreio, indústria, comércio e serviços), através de um reforço de cooperação baseado em três eixos temáticos: desenvolvimento económico, protecção do ambiente e coesão social. Em cada um destes eixos, o projecto prevê a realização de acções comuns transnacionais, através de diversos parceiros, e de acções locais, implementadas por cada parceiro no seu território.
A sessão plenária desta Assembleia-geral contou com a participação, entre outros stakeholders da náutica europeia, de Maria Vadillo, Vice-Presidente do Conselho Regional da Bretanha e Presidente do Comité Regional do Turismo (Chefe de Fila do Projecto NEA2), de Sophie Saramito, Presidente do Comité Regional de Turismo do Pays de la Loire e de Luis Cuervo, da Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos da Comissão Europeia, que enalteceu o contributo da parceria NEA2 durante a consulta publica levada a cabo pela Comissão Europeia no âmbito da Estratégia Marítima para o Atlântico e reiterou a importância da fileira náutica, considerada uma área-chave para o desenvolvimento da Estratégia Marítima do Atlântico.
Envolvimento dos parceiros decisivo para o êxito das acções estratégicas
Na vertente inovação e desenvolvimento económico deste projecto, coordenada por Alex Lake e Nolwenn Baot, da Cornwall Development Company, Reino Unido, assume destaque, em Portugal, a elaboração em curso do Guia de Turismo Náutico NEA2, que tem como destinatários as empresas de animação turística, operadores marítimo-turísticos, associações e clubes náuticos.
Este guia náutico, que deverá estar disponível ao público a partir do próximo mês de Junho, pretende divulgar uma gama limitada de produtos náuticos de alta qualidade, típicos e originais das regiões do Espaço Atlântico, promovendo, simultaneamente, produtos do litoral e de águas interiores (lagos, rios e albufeiras), visando melhorar a oferta de produtos náuticos europeus.
A AD ELO Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (NUT III Baixo Mondego), a CIM Alto Minho (NUT III Minho-Lima) e a Intercéltica (NUT III Área Metropolitana do Porto) são as entidades que em Portugal estão envolvidas no desenvolvimento desta acção.
Das acções relativas à protecção e valorização do meio-ambiente, previstas no projecto NEA2, cuja coordenação é da responsabilidade da INTERCÉLTICA – Associação Cultural, Desportiva e Turística, assume especial relevância as cerca de 40 auditorias realizadas em centros náuticos, marinas e portos de recreio, no sentido de melhorar as prestações energéticas e ambientais deste tipo de estruturas, normalmente localizadas em ecossistemas de elevada biodiversidade que importa preservar e valorizar.
Complementarmente e com o apoio de várias entidades de outras regiões parceiras do projecto, está a ser criada uma rede de estruturas náuticas exemplares, que futuramente, servirá de referência aqueles que desejarem comprometer-se com o desenvolvimento sustentado do sector no Espaço Atlântico. A compilação de exemplos de boas práticas ambientais em instalações náuticas, soluções e equipamentos inovadores respeitadores do meio-ambiente, e ferramentas de avaliação para o acompanhamento das medidas e projectos a implementar nos centros náuticos, têm sido reunidos pelos parceiros e serão consolidados no manual NEA2 para a gestão ambiental de bases náuticas.
Como resultado da acção promoção e implementação de sistemas de certificação ambiental em marinas, os Portos da Galiza, em 2010, viram ser-lhes atribuídas quatro novas Bandeiras Azuis, sendo que, para o ano de 2011, estão previstas seis novas candidaturas. A adaptação da norma francesa Ports Propres às normas europeias, em colaboração com a Associação de Portos de Recreio da Bretanha, é outro dos objectivos visados pela INTERCÉLTICA com esta acção estratégica.
Encontram-se ainda em fase de desenvolvimento uma série de iniciativas paralelas, como sejam a elaboração de um plano de formação ambiental para os profissionais de actividades náuticas, a criação de uma ferramenta de educação ambiental orientada para a sensibilização de jovens desportistas e potenciais praticantes (12-16 anos) e um guia para a organização responsável de eventos náuticos sustentáveis.
No eixo temático coesão social, coordenado por Delphine Glais (Conseil Général de Finistèrre) e Vincent Mazure (Nautisme en Finistèrre), de entre as acções previstas, a curto prazo, para Portugal, destaque para a realização da III Regata Pirilampo Mágico, em Vila Nova de Gaia, entre 28 e 29 de Maio. Trata-se de um evento organizado pelo Centro Desportivo e Universitário do Porto (CDUP), CERCIGAIA e pela Associação de Remo do Distrito do Porto.
Outra participação prevista será no Fórum do Mar, através da oferta de experiências náuticas para públicos escolares e convidados. O Fórum do Mar acontece de 16 a 19 de Junho próximo, em Matosinhos, e é uma organização da Oceano XXI Associação para o Conhecimento e Economia do Mar e da AEP Associação Empresarial de Portugal.