Empreitada de execução de dragagens de manutenção na barra do Porto da Póvoa do Varzim
O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. (IPTM), aprovou o Processo de Concurso Publico para a empreitada das Dragagens de Manutenção da Barra Porto da Póvoa do Varzim, garantindo deste modo que serão criadas as melhores condições de operacionalidade deste porto de pesca para o próximo Inverno.
Esta empreitada prevê a dragagem de cerca de 109 000m3 e terá um custo de cerca de 1.440.000, IVA incluído, decorrendo num prazo de 8 meses. Esta intervenção é complementar às intervenções executadas este ano pelo IPTM uma de emergência (Janeiro/Fevereiro) e outra de igual importância que constituiu a limpeza da bacia portuária, executada entre os meses de Janeiro a Abril, totalizando um investimento de cerca de 900 000.
Esta nova intervenção da manutenção das condições de acessibilidade do Porto da Póvoa do Varzim, implica a dragagem de cerca de 89 000m3 de sedimentos para a reposição das cotas de serviço da barra desde as cotas de -7m (ZH), próximo à cabeça do Molhe Norte, até à cota de -4m (ZH), na ligação à bacia portuária recentemente intervencionada, constituindo a 1ª fase da empreitada.
Para além da dragagem do canal da barra, esta empreitada inclui a possibilidade de dragar mais cerca de 20 000m3 para uma eventual situação de emergência que possa ocorrer, resultante do mau tempo registado habitualmente entre os meses de Outono/Inverno.
O material dragado será levado para imersão no mar a uma distância de 2 milhas náutica a oes-sudoeste da cabeça do Molhe Norte da Póvoa do Varzim.
INFRA-ESTRUTURAS: Porto da Póvoa do Varzim-Manutenção
0
Partilhe