As associações europeias e mundiais da indústria náutica de recreio juntam-se à Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO) como membros afiliados. O turismo náutico estará agora no centro da maior organização internacional de turismo, aumentando ainda mais as oportunidades de divulgação para os governos na promoção dos benefícios do setor e crescimento sustentável daqui para frente.
A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) é a agência das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível . Com sede na Espanha, tem 159 estados membros e mais de 500 membros afiliados. A OMT promove o turismo como um impulsionador do crescimento econômico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental e oferece liderança e apoio ao setor no avanço do conhecimento e das políticas de turismo em todo o mundo.
Na 118ª sessão do Conselho Executivo da OMT, em meados de maio, a European Boating Industry (EBI) e o International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA) foram aceitos como membros afiliados, tornando-se importantes parceiros da OMT. Esta posição irá catapultar o setor do turismo náutico para o centro das atenções das organizações de turismo a nível global.
O objetivo comum de ambas as associações é promover o turismo náutico como uma grande opção turística que oferece oportunidades de crescimento para comunidades e regiões, soluções sustentáveis e tornar toda a indústria do turismo apta para o futuro. Essa associação apoiará o setor por meio de oportunidades valiosas de aprendizado, compartilhamento de informações e novas parcerias.
As duas associações compartilharão a associação, com a EBI liderando questões para a região europeia e a ICOMIA em outras regiões globais. A associação oficial é mantida pela EBI, mas é compartilhada com base no acordo de parceria de longo prazo e na excelente colaboração entre as duas associações.