Os fabricantes de sistemas de propulsão marítima Cummins MerCruiser Diesel (CMD) e Volkswagen anunciaram uma aliança para desenvolver, em conjunto, motores marítimos abaixo dos 5 litros, cuja distribuição, comercialização e serviço pós-venda serão realizados, em exclusivo, sob a marca CMD.A razão desta aliança advém do objectivo comum de liderar o mercado dos segmentos de motores até 350 CV (285 kW) através da produção e distribuição de sistemas integrados de propulsão marítima que estabeleçam novos padrões de controlo, segurança, redução de ruído e vibrações, tamanho, peso e densidade de potência, com uma estrita responsabilidade ecológica no âmbito das futuras normas de emissões para a nossa indústria.
Para este tipo de motores, as normativas de emissões entrarão em vigor em 2012 (EPA Tier 3) e em 2014 (RCD 2) para os EUA e para a União Europeia, respectivamente. As novas normas estabelecem níveis significativamente menores para emissões de óxido de nitrogénio (NOx) e outros contaminantes, exigindo o desenvolvimento duma nova geração de tecnologia de combustão diesel.
A partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2011, todos os motores marítimos Volkswagen serão vendidos, em exclusivo, pela CMD e comercializados sob a marca CMD. Também a partir dessa data, a rede mundial de distribuição CMD ficará com a responsabilidade da assistência técnica e gestão de garantias do parque de motores previamente vendidos com marca Volkswagen.
Actualmente a gama de motores marítimos Volkswagen assenta em 4 blocos (1.9L, 2.5L, 3.0L, 4.2L) com potências entre os 40 CV e os 350 CV, com versões com redutora, saildrive e transmissão Bravo.
Independentemente desta aliança, a CMD continuará a comercializar as suas gamas actuais de motores QSD de 2.0L, 2.8L e 4.2L, com potências entre os 115 CV e os 350 CV.
Relativamente aos motores com mais de 5 litros, a CMD continuará a produzir os motores base Cummins nas suas instalações de Charleston (Carolina do Sul EUA) e Darlington (Reino Unido). As gamas QSB de 5.9L, QSC de 8.3L e QSM de 11L irão cumprir as normativas EPA Tier 3 e RCD 2 com os novos modelos que o fabricante tem em desenvolvimento actualmente.
Indústria: CMD e Volkswagen aliam-se
0
Partilhe