Decorreu, no passado dia 26, a inauguração da requalificação do Portinho de Vila Praia de Âncora (2ª fase). A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. Depois do descerrar da placa e de uma visita pelo espaço do portinho, o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, sublinhou a importância do investimento executado em Vila Praia de Âncora, o qual se traduz em 5,7 milhões de euros, e desejou “a todos os que fazem do mar o seu gabinete de trabalho, que retirem o melhor usufruto da infraestrutura”. Salientou ainda que “este portinho trará com certeza novas ambições”, as quais devem ser refletidas com clareza e calma, para que as soluções sejam as melhores e as mais acertadas.
Júlia Paula Costa, presidente da Câmara Municipal de Caminha, enfatizou não apenas a obra do Portinho, mas toda a requalificação executada na zona ribeirinha: “foi devolvida a dignidade a Vila Praia de Âncora”. Para além de lembrar a nova praia da Gelfa, em Âncora, o Parque Dr. Ramos Pereira e as ecovias, Júlia Paula Costa afirmou ainda que, em breve, através da Polis Litoral, toda a ligação da zona litoral através de ecovias vai ser concluída. Aproveitou também para anunciar que a Marginal de Caminha, neste mesmo âmbito, está em condições de avançar.
A autarca caminhense reconheceu a beleza e a importância da obra do Portinho de Vila Praia de Âncora, mas deixou o recado ao Secretário de Estado: “se no inverno os nossos pescadores não puderem sair para o mar com a segurança e a regularidade desejáveis, nada disto então fará sentido”, aludindo para o problema do constante assoreamento da barra.
Joaquim Gonçalves, representante do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), entidade responsável pela obra do Portinho, agradeceu a paciência da comunidade piscatória durante os mais de dois anos de obras, mudanças e condições provisórias. “Tirem proveito deste porto e aumentem a vossa produtividade”, pediu.
Manuel Marques, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, evidenciou todo o trabalho prévio à inauguração e a importância da obra porque “este é um povo exigente, reivindicativo e trabalhador”. E acrescentou: “os pescadores são os responsáveis pelo sustento e pelo progresso desta freguesia”.
Fonte: C.M. de Caminha
Inaugurada segunda fase do Portinho de Vila Praia de Âncora
0
Partilhe