Mais de duas dezenas de atividades gratuitas, ao ar livre, para toda a família.
Começa já na próxima sexta-feira, dia 17 de Maio, a II Feira Náutica do Tejo. Com atividades para toda a família, privilegiando os amantes do meio náutico, o evento realiza-se ao ar livre, à beira rio, no Centro Náutico de Algés.
A Feira é de entrada livre para todos os visitantes, inclusive por barco: as embarcações ficam atracadas na vizinha Doca de Pedrouços. A zona de exposição, com cerca de 50 expositores (desde fabricantes de embarcações, velas e seus motores, a marcas de roupa e equipamentos náuticos), é emoldurada por dezenas de embarcações, em exposição dentro e fora de água, e abertas aos visitantes.
São mais de duas dezenas as atividades programadas, desde eventos culturais a desportivos, de segurança e de lazer. A agenda diária é vasta: desde a Exposição de Fotografia Oásis by Nuno Sá, a Aulas de Fitness (Aerostep, Zumba, Pilates, Hip Hop) aos fins-de-semana, passando por Sea & Cooking powered by Yamaha Portugal com os chefs Augusto Gemelli e Justa Nobre, Batismos de Vela, Passeios de Barco no Rio Tejo, Demonstrações de meios de salvamento, Aluguer de Bicicletas e Segways, a Feira promove um conjunto de atividades vocacionadas para o público em geral e amantes do meio náutico, disponíveis diariamente, a maior parte gratuitamente.
As atividades desportivas começam com a 1ª Regata Feira Náutica do Tejo (18 de Maio), continuando com uma Regata de Modelismo à Vela, Prova de Aquatlo e com o Campeonato Regional de Canoagem de Mar. Destaque também para o Seminário técnico da Associação Portuguesa de Marinas e Portos de Recreio, para o Workshop Segurança na Náutica de Recreio e para a apresentação da ROFF Cascais Sailing Team, a equipa que vai representar Portugal na final da Red Bull Youth America’s Cup.
As atividades culturais iniciam-se logo no dia 17 de Maio, com a Conferência “Da nau da India às corvetas da Marinha: o património cultural subaquático como vector de desenvolvimento e identidade nacional”, pelo Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa e pela Ocean Revival. Segue-se a apresentação da peça de teatro 243: inspirada na história real de Donald Crowhurst, destemido aventureiro que se propôs a concretizar uma volta ao mundo em solitário sem paragens, interpretada por Fernando Luís, João Craveiro, Paulo Duarte Ribeiro e Tobias Monteiro, com texto de Hugo Barreiros e encenação de Tobias Monteiro.
Com o apoio das Câmaras Municipais de Oeiras e Lisboa e da APL, e aproveitando a excecional localização, no Passeio Marítimo de Algés e dentro de um espaço privilegiado como é o Centro Náutico de Algés, a feira terá os seguintes horários: Sextas das 15h às 23h00, Sábados e Domingos das 11h00 às 23h00.