II Congresso Âncora

0


Uma iniciativa diferente e positiva

O Congresso do FEEM visou consciencializar todos os portugueses para a relevância do Mar no âmbito da economia nacional. Para tangibilizar a diversidade de oportunidades que o Mar nos oferece, ao longo de todo o Congresso foram apresentados vários casos de sucesso que representam o Mar moderno. Histórias de empreendedores das mais variadas idades, formações e capacidades financeiras contadas na primeira pessoa.

Estive indeciso em participar neste evento do Fórum Empresarial da Economia do Mar pois já estou um pouco farto dos sucessivos encontros, promovidos por associações ou entidades, onde todos falam do Mar mas, pouco é feito para que a sociedade beneficie efetivamente deste bem comum nas suas diferentes cambiantes.
Em boa hora me inscrevi pois, pela primeira vez, foram apresentados projetos e iniciativas concretas fruto da ambição e do acreditar da sociedade civil. A tónica geral do Congresso foi de otimismo e não de queixumes ou lamúrias e, ao estado, apenas foi pedido que não atrapalhe!
A Náutica de Recreio, como setor económico, não esteve presente de uma forma institucional. Alguns agentes económicos, isoladamente, aproveitaram este palco para mostrarem a sua dinâmica e empreendedorismo. O Centro Náutico de Algés foi um deles e, através da sua exposição a sociedade ficou a saber um pouco mais sobre as potencialidades do País no que diz respeito ao Turismo Náutico e à prestação de serviços. Francisco Lufinha, que recentemente bateu o recorde mundial da distância em Kite Surf, apresentou a sua ideia de projeto para trazer desportistas de todo o mundo às águas de Portugal. Ficámos também a conhecer o projeto Ocean Revival e a criação de recifes no mar do Algarve com recurso ao afundamento de vários navios de guerra. O turismo subaquático como forma de atrair turistas e de quebrar a sazonalidade da região. E por fim, o projeto multidisciplinar Ilha dos Puxadoiros a ser desenvolvido na ria de Aveiro. A aquacultura, a salicultura, o ecoturismo vão ser as atividades que um grupo de investidores vai implementar, um investimento total de 2 milhões de Euros.
A Noruega foi o País convidado e a experiência da aquacultura, em particular, foi aprofundada e partilhada com empresas nacionais.
Com a dinâmica que lhe é conhecida Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do FEEM, assegurou, no final dos trabalhos que a terceira edição do congresso está já a ser preparada…

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta