Os ventos intensos exigiram no último fim-de-semana um esforço adicional aos atletas do Red Bull Cliff Diving World Series, durante a visita a Copenhaga, na Dinamarca. Perante este cenário, a experiência e perfecionismo de Gary Hunt vieram ao de cima, com uma vitória contundente e um novo recorde. Ainda assim Paredes segurou a liderança do circuito com o terceiro lugar. O próximo encontro é nos Açores, no Ilhéu de Vila Franca do Campo, a 9 de julho.
Situada junto ao mar, numa zona muito exposta aos ventos, a Ópera de Copenhaga novamente no último fim-de-semana (18 de junho) o ponto de encontro da elite dos saltos para a água de grande altura – com a segunda etapa do Red Bull Cliff Diving World Series a reunir desta vez apenas o setor masculino. Depois de uma prestação dececionante na estreia da competição, há duas semanas no Texas, o Pentacampeão Gary Hunt voltou a estar ao seu melhor nível – colocando em sentido a concorrência, com um recorde de pontos e a consequente vitória na etapa.
Desta vez Hunt jogou pelo seguro e não apresentou sequer os seus saltos mais complexos. A 26ª vitória da sua carreira, em 52 etapas do circuito (desde 2009), foi selada com o triplo mortal invertido com quatro piruetas – permitindo-lhe um score global nunca antes visto: 550.30 pontos no total das quatro rondas. “Estou muito feliz porque a minha estratégia resultou. As condições estavam difíceis, com frio e vento, mas isso faz parte da preparação de qualquer atleta – temos de ter uma boa capacidade de adaptação para ter sucesso”, concluiu Hunt depois de subir pelo segundo ano consecutivo ao pódio dinamarquês.
A grande surpresa de Copenhaga veio do leste da Europa, com o wildcard polaco Kris Kolanus a conquistar o segundo lugar à frente de Jonathan Paredes. Ainda assim, o mexicano mantém-se firme no comando do Circuito Mundial – mostrando uma consistência que está pela primeira vez de acordo com o estatuto de candidato ao título.
Depois desta viagem ao norte da Europa, o próximo encontro do Red Bull Cliff Diving World Series está marcado para os Açores – com a terceira etapa da competição a reunir homens e mulheres a 9 de julho. No ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel, haverá a oportunidade única de saltar diretamente das rochas, num autêntico regresso às origens da modalidade nascida no Havai há 250 anos. Um momento que será transmitido em direto para todo o mundo na Red Bull TV (www.redbull.tv) com acesso gratuito através das mais diversas plataformas e em www.redbullcliffdiving.com