O grupo Poncin Yachts vai apresentar o primeiro modelo na gama de barcos insufáveis rígidos (RIB) no Salão Náutico de Paris, que está agendado para Dezembro. A aposta nesta nova área vai ser marcada pelo Sea Hawk 880, um barco revolucionário em termos de uso, design e desempenho.
A versão de recreio vai distinguir-se pelo espaço de armazenamento moldável debaixo da consola, que protege os bens pessoais da humidade. Na área pode instalar-se um WC, além de uma zona de recepção, que oferece um conforto invulgar para este tipo de embarcação. O posto de comando também inclui características invulgares, como uma banca, um compartimento com louça de barro e para o gás. A performance deste modelo é digna de destaque. Durante os testes de velocidade, os dois motores de 150 Cv permitiram ultrapassar velocidades superiores a 50 nós, com conforto e segurança. Mesmo em situações agrestes, esta embarcação mostrou-se aprazível.
No mercado há duas versões disponíveis: uma versão aberta de recreio, para quem quer transportar família e amigos; e uma versão profissional, também aberta, com um lay-out adaptável para actividades diferentes (pesca, mergulho, charter ou viagens pelo mar).
Novidades na gama esperadas para 2007
A Kelt, subsidiária do grupo Poncin que está a desenvolver estes modelos, já anunciou que a gama vai ser alargada a cinco ou seis modelos no futuro. Para já, há dois em desenvolvimento. A terceira versão do 880, equipada com convés, está prevista para a Primavera de 2007. Um modelo de 9,8 metros de comprimento será apresentado no Salão de Paris do próximo ano. Na Primavera será lançado o modelo de entrada de 6,8 metros.
A Kelt fortaleceu recentemente a linha White Shark com mais dois barcos, mas a diversificação já estava prevista há algum tempo. Aproveitando o conhecimento e a experiência da equipa liderada por André Dauxin, a Kelt decidiu apostar em produtos de topo no segmento de barcos semi-rígidos. Outras razões pautaram a entrada no segmento, nomeadamente as recentes alterações na regulação destes RIB. O número limite de pessoas que podem embarcar foi uma delas. No modelo de 8,8 metros, podem viajar até 20 pessoas, uma alteração que tem interesse se quiser levar família ou organizar eventos sociais. O tamanho é semelhante, mas o peso ligeiro (1500 Kg) e a possibilidade de esvaziar os tubos, permite cumprir os limites impostos e minimizar o tamanho do veículo de reboque. O tanque para combustível dá para 300 litros e o da água vai até aos 80.
http://www.poncinyachts.com