Fonte: www.powerboatp1.com
Arpro 55 |
Depois de inicialmente agendado para Oeiras, mais concretamente para Algés, o Grande Prémio do Mar de Portugal, derradeira jornada do emocionante Campeonato do Mundo Powerboat P1, a primeira visita destas potentes máquinas ao nosso País vai passar a ter como palco Cascais. Com o centro nevrálgico do evento na Marina de Cascais a prova promete muitas emoções, principalmente porque todas as decisões serão tomadas num dos mais exigentes mares.
São 18 as equipas que vão competir em Portugal em duas classes distintas SuperSport e Evolution.
O Campeonato
É excitante, dramático, recheado de acção e um dos desportos motorizados com maior crescimento na Europa. Apresenta as mais requintadas tradições de corridas, belas e potentes máquinas e tem como protagonistas cavalheiros da competição que se desafiam pela glória. Ecoando a grande história de corridas como Le Mans, Sebring, Targa Florida ou as Mile Millia, isto é o Powerboat P1, um desporto dinâmico, cheio de estilo e onde os pilotos mostram a sua coragem e capacidades em mar aberto numa séria de corridas de resistência disputadas de forma muito aguerrida.
Competição |
Transmitido pela televisão para mais de 100 milhões de lares em todo o mundo, o Powerboat P1 combina acção espectacular com o glamour do desporto motorizado internacional. As corridas disputam-se junto à costa em alguns dos melhores destinos de férias europeus atraindo sempre grandes multidões. Na temporada passada a atmosfera de festa de uma jornada de Powerboat P1 contou com mais de 280.000 pessoas.
Os Powerboats
Com até 20 embarcações monocasco de cockpit aberto em cada jornada, o Campeonato do Mundo UIM Powerboat P1 proporciona um espectáculo das potentes embarcações a participarem numa séria de corridas off-shore de resistência muito renhidas por toda a Europa. Muitos dos principais construtores de barcos e motores estão representados e a competição é intensa, com os mais modernos barcos de alta performance alguns deles com 2.000cv a demonstrarem aceleração, capacidade de viragem e velocidade instantânea em condições difíceis e ao mais alto nível de competição.
Aberto a embarcações propulsionadas a gasolina e diesel, a competição tem duas categorias:
Classe Evolution
Fain Plast 64 |
Para barcos com um comprimento mínimo de 36 pés (11 metros) e um máximo de 43 pés (13 metros), dotados exclusivamente de motores de bordo e com um peso mínimo após a corrida de 4.250 kg. Enquanto estes super potentes protótipos podem atingir velocidades de mais de 160 km/h (o equivalente a mais de 320 km/h em terra), as regras exigem que a relação peso/potência seja de 1cv para cada 3,5 kg, sendo que a velocidade média de cada volta não pode exceder os 139 km/h e a velocidade máxima permitida é de 152 km/h para garantir a segurança e provas competitivas.
Classe SuperSport
Para barcos com casco e motores de produção, com um comprimento mínimo de 33 pés (10 metros) e máximo de 42 pés (12,8 metros) e com uma relação peso/potência máxima de 1cv para cada 4,5 kg. A capacidade dos motores diesel não pode ir além dos 6.000cc, enquanto nos blocos a gasolina o limite são os 8.300cc. As embarcações de SuperSport têm como velocidade média permitida por volta 120 km/h e um limite de 128 km/h de velocidade de ponta.
Cada embarcação pode ser tripulada por um máximo de três pilotos durante a corrida. Normalmente a equipa é composta por piloto, acelerador (throttleman) e navegador.
Flanders 33 |
Pilotos Cavalheiros
O Powerboat P1 é um dos maiores desportos de cavalheiros. Tem atraído um conjunto único e sempre crescente de pessoas com riqueza, na maior parte das vezes investidores de sucesso nos mais variados campos. Predominantemente, mas não exclusivamente, um mundo masculino, estes Pilotos Cavalheiros são a reminiscência da ilustre história do desporto motorizado e representa uma alternativa refrescante
História das Corridas
Endurance Uma Breve História
A introdução e desenvolvimento da marca do Campeonato do Mundo de Powerboat P1 representa a mais recente fase de desenvolvimento de um desporto com uma história que se estende ao longo de 100 anos.
Com alguma controvérsia, a herança das corridas de barcos de alta performance é mais antiga que das corridas de carros, tudo porque no ano de 1904 dois históricos eventos constituíram as bases das corridas de monocasco de cockpit aberto, uma no Reino Unido, outra em Itália.
Kerakoll 66 |
O primeiro Troféu Harmworsth teve lugar entre Cowes e Torquay, regressando depois ao ponto de origem. O outro evento histórico teve lugar em Palermo, Sicília, quando os agora famosos Florio enviaram convites aos seus amigos por toda a Europa para trazerem as suas embarcações aberta de alta potência até Palermo para correrem em volta da ilha da Sicília.
Em 1907 Florio organizou uma das mais árduas corridas de estrada do mundo, as lendárias 350 milhas Targa Florio, um evento composto por duas circunferências totalmente diferentes da ilha (durante as quais os concorrentes tinham de se debater bandidos e péssimas condições da estrada!).
Os barcos originais teriam uma potência na casa dos 5cv, o que torna interessante a comparação com os dias de hoje onde os Powerboat P1 chegam a produzir 2.000cv.
MicroLink PC 07 |
As corridas de resistência de barcos de alta potência proporcionou sempre aos fabricantes de barcos e motores de elevada performance uma plataforma para apresentar os seus produtos nas mais exigentes arenas. Qualquer pessoa que tenha experimentado a velocidade numa destas máquinas sabe o quão duro pode ser o mar quando se está nos limites.
Regras e Regulamentos
As regras do Campeonato reflectem a determinação do desporto garantir fair play e corridas competitivas no ambiente seguro, apresentando sempre uma vontade de crescer e encorajando a entrada de novos participantes. O apoio de equipas e construtores proporciona custos controlados e, ao mesmo tempo, o palco ideal para a indústria naval desenvolver e demonstrar a performance dos seus produtos.
Oba Oba 44 |
Eis alguns pontos de interesse:
Cada equipa conta, no máximo, com três pilotos.
Há duas categorias de barcos, SuperSport (barcos de produção) e Evolution (protótipos). Ambas correm em conjunto para aumentarem o espectáculo do desporto.
Um Grande Prémio é composto por duas corridas por fim-de-semana; um Rally de pelo menos 50 milhas náuticas (92,6 km) de distância e Endurance de pelo menos 80 milhas náuticas (148,16 km).
Os percursos são desenhados, normalmente perto da costa, sempre a pensar no benefício das grandes multidões de público.
Os primeiros oito classificados de cada classe são pontuáveis.
Estão em disputa os títulos mundiais de equipas, construtores e fabricantes de motores.
Relações peso/potência muito precisas ajudam a manter uma competitividade renhida.
Ocean Dragon 08 |
Classificação
Evolution Class
1- Kerakoll: 640
2- O.S.G Donzi: 640
3- Trident Kiton: 490
4- Thuraya: 420
5 – Fainplast: 400
Super Sport Class
1-Ocean Dragon: 600
2-ARPRO: 570
3-Albatro Marine: 490
4-Team Chaudron: 380
5-Carpenter: 350