Organizada pela Associação Naval de Lisboa com a colaboração da Companhia de Seguros GENERALI e o apoio da SIIL, realizou-se no passado fim-de-semana (dias 3 e 4 de Março) o Troféu Ernesto Mendonça, 1ª Prova do
No total foram 26 os barcos que disputaram este Troféu, entre as classes ORC (450, 610 e 645), JOD 35 e ANC.
Em ORC 450 com 3 primeiros lugares, em outras tantas regatas realizadas, ganhou o SARGAÇO AGAIN/LUSO ROUX, de José Caldeira, seguido pelo GIANZO/TODOS-OS-SANTOS, de José Guilherme em segundo lugar e do XEKMATT, de José Carlos Prista em terceiro.SENSIA GALP ENERGIA, de Diogo Pereira. Do segundo ao sexto lugar os barcos ficaram separados por apenas dois pontos, tendo de se recorrer a vários desempates. Em segundo lugar ficou o CONTRASTES, de António Fernandes logo seguido do TERRA INCÓGNITA XIV, de Filipe Caíres que obteve a mesma pontuação dos quarto e quinto classificados.
Na classe JOD 35, com um segundo e dois primeiros, o AVÉ MARIA, de Jacinto Sousa foi o vencedor. Seguido pelo TUTTAMANIA, de António Carvalho que por sua vez se impôs ao JATAÍ, de Orlando Pedrosa.
Também na classe ANC se teve de recorrer às regras de desempate. Se o POLARIS, de Luís Plantier, com um terceiro e primeiro lugares arrecadou a vitória, já o segundo posto viu o GOLD FIN, de Manuel Arriaga e Cunha e o PARDAL IV, de Fernando Viana alcançarem o mesmo número de pontos, mas com o GOLD FIN a levar a melhor mercê de um primeiro lugar na primeira regata.