Grand G580 um barco a pensar no cruzeiro!

0

A navegar, o G580 é fluído e os flutuadores não têm contacto com a água.

O Grand G580 pertence à gama Golden Line do construtor ucraniano Grand. A marca está, em Portugal desde de Abril, através da empresa Nauticolour (Algarve).
Com cerca de 15 anos de existência, a Grand desenvolve um conjunto alargado de modelos de embarcações semi-rígidas com diferentes funcionalidades. Dos cascos em fibra aos alumínios, o fabricante tem vindo a conquistar o mercado internacional através do estabelecimento de uma rede de distribuidores cada vez maior.

Linhas elegantes e uma decoração sóbria.

Boa circulação a bordo.

Consola central envolvente e grande capacidade para instalar instrumentos.

Layout inteligente e confortável.

Grande capacidade para arrumos.

O barco
Trata-se de um semi-rígido requintado mais vocacionado para uma utilização em lazer/cruzeiro, com uma decoração sóbria e um layout bem conseguido. Num primeiro olhar para o Grand G580 o que destacaria é o cuidado com o design dos equipamentos desde a consola ao sofá passando pelo banco duplo de pilotagem. Já a bordo estes destaques são confirmados e acrescento a ergonomia da envolvente consola central e o conforto do banco de pilotagem e sofá de poupa. A consola central é um elemento em destaque no Grand G580 quer pelo seu design como pela sua funcionalidade. A sua dimensão permite que possamos instalar todo o tipo de equipamento de ajuda à navegação e, o seu design, proporciona uma proteção completa ao piloto e co-piloto. A grande capacidade para arrumos é uma outra característica positiva deste modelo com um total de 10 espaços situados à proa, na consola, por debaixo dos bancos e até na plataforma de banhos. Um outro ponto positivo é o depósito de combustível ser interior, ter uma capacidade de 90 litros e ter sido colocado sensivelmente a meio da embarcação e junto à quilha. O seu posicionamento permite baixar o centro de gravidade da embarcação.
A versão standard do modelo é bastante completa ao nível de equipamento mas, o construtor, disponibiliza um conjunto interessante de extras (tanque de chuveiro, mastro de wake, revestimente para convés, etc.) que permite um maior requinte e conforto.

O motor
Principais características do F130A:
Motor DOHC a 4 tempos com 4 cilindros em linha de 1832cc e 16 válvulas de grande dimensão;
Pesa apenas 174 kg;
EFI – performance e fiabilidade limpas e eficientes;
Compatível com o sistema digital em rede da Yamaha;
Sistema de ajuste variável de RPM – navegação descontraída;
Opção de sistema de proteção anti-roubo Yamaha (Y-COP);
Alternador de alta potência de 35 A – energia adicional no arranque;
Power Trim & Tilt com veio único e limitador de ângulo de inclinação opcional;
Sistema de navegação em águas pouco profundas para navegar tranquilamente perto da margem;
Hélice da série TALON – atenua os ruídos e as vibrações.

A navegar
O Grand G580 equipado com um motor Yamaha F130 mostrou-se um conjunto muito divertido! Os 130 Cv é a potência recomendada pelo construtor para este modelo e, com duas pessoas a bordo foi mais do que suficiente.
As condições de mar, em Vilamoura, estavam ideais para navegar tranquilamente mas, a configuração do casco do G580 (V profundo de 20°) e um motor sempre disponível, convidavam a uma condução mais “agressiva”. O conjunto plana com grande facilidade e necessita de apenas 1,53 segundos, atinge as 5 000 rpm em 10 segundos e velocidade máxima foi de 41 nós às 6 400 rpm. A fluidez de navegação, a capacidade de manobra e de respostas são os grandes trunfos deste conjunto. Estes atributos são conseguidos através de uma boa conceção de casco, em navegação os flutuadores praticamente não têm contacto com a água e, por fim, um motor que não se nega a qualquer solicitação.
Um outro pormenor interessante que notei neste modelo foi a sensação de segurança que transmite mesmo quando navegamos a velocidades mais elevadas e em curva. Em navegação e em qualquer parte do barco temos sempre onde segurar-mo-nos.

Medições
Grand 580 equipado com um motor Yamaha F130.
Arranque: 1,53 seg
Aceleração até às 5 000 rpm e, 10,12 seg e fazer 24 nós
Velocidade cruzeiro: 20/22 nós às 4 000 rpm
Velocidade máxima às 6 400 rpm e a fazer 41 nós
2 400 rpm / 9,2 nós
2 500 rpm / 10 nós
3 000 rpm / 15 nós
3 500 rpm / 17,9 nós
4 000 rpm / 20 nós
4 500 rpm / 26 nós
5 000 rpm / 29 nós
5 500 rpm / 32 nós

Ficha técnica
Modelo: G580 | Construtor: Grand | Comprimento total: 5,85 m | Comprimento interior: 4,27 m | Boca: 2,45 m | Largura interior: 1,45 m | Ø do flutuador: 0,50 m | Nº. de câmaras: 5 | Peso do barco: 535 Kg | Capacidade de carga: 1 200Kg | Lotação: 12 | Potência recomendada: 130 Cv | Potência máx.: 150 Cv | Capacidade de combustível: 90 L | Preço do conjunto: 37 251,99€ | Comercialização: Nauticolour.

Distribuidor em Portugal: NAUTICOLOUR

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta