Glastron 180 GTS, pura adrenalina…

0

Em Vilamoura tivemos a oportunidade de experimentar o Glastron 180 GTS equipado com um motor Yamaha F130. Uma experiência única!

Estamos perante um conjunto “nervoso” destinado a todos aqueles que gostam de pilotar um barco com adrenalina mas em segurança. O 180 GTS é, sem dúvida, o barco divertido com um excelente casco que permite uma condução agressiva aproveitando, ao máximo, as características do motor Yamaha F130. A prática de desportos náuticos é a grande vocação deste modelo onde atingimos a velocidade máxima de 42 nós às 6000 rpm.

O barco
Estamos perante um modelo de entrada de gama do construtor norte-americano Glastron. Trata-se de um modelo de proa aberta com 5,44 m de comprimento e motorização fora de borda cuja a potência não poderá ultrapassar os 150 Cv.
O Glastron GTS180 GTS é um modelo de barco interessante para quem se quer iniciar na Náutica de Recreio e pretende um barco simples, funcional e rebocável. A motorização fora de borda facilita a manutenção e liberta espaço no convés. Ao nível do layout interior, o GTS180 GTS é um modelo clássico com zona de estar e arrumos à proa, posto de pilotagem equipado com poltrona e um painel de instrumentos básico e com um look desportivo, banco de co-piloto pivotante que permite criar um ambiente com o banco junto ao painel de pôpa. O acesso ao motor e à plataforma de banhos faz-se por ambos os lados da embarcação estando a escada instalada a estibordo.

Espaço de estar à proa com diversos espaços para arrumos.

Posto de pilotagem envolvente e ergonómico.

O motor
O F130 é um bom exemplo do investimento da Yamaha no desenvolvimento de novas soluções na área dos motores marítimos a 4 tempos, que se traduz em motores tecnologicamente evoluídos, amigos do ambiente e de uma fácil utilização por parte do cliente final. Se a sua componente tecnológica do novo F130A era já um argumento forte, a sua dimensão e pouco peso vem rivalizar diretamente com os motores a 2 tempos.
A incorporação tecnológica é elevada nos motores produzidos pela Yamaha. Fiquemos com algumas soluções implementadas no F130A:
O opcional Sistema Digital em Rede, traz muitas vantagens, tais como a disponibilidade de uma panóplia de instrumentos de fácil leitura, atrativos e multifunções • Ajuste variável de RPM para controlo de velocidade – ativado por um simples premir de botão – que controla as rpm precisamente em níveis de 50rpm entre as 600-1000rpm, para uma navegação relaxada • O exclusivo Sistema de Proteção Antiroubo Yamaha (YCOP), dando-lhe a mesma segurança que espera do seu automóvel – para imobilizar o motor até à próxima utilização, carregue simplesmente no botão do seu comando à distância • A recentemente desenvolvida série Talon de hélices em alumínio, incorporam um novo design de lâmina e o sistema único de amortecimento para reduzir ainda mais a vibração e o ruído, tornando este novo motor mais silencioso e suave para navegar com ele em todos os sentidos.
O F130 é uma unidade extremamente versátil em virtude da sua boa relação peso / potência, da sua configuração de 4 cilindros em linha e, essencialmente do seu desenvolvimento tecnológico. Por isso, pode ser aplicado numa faixa alargada de embarcações destinadas a uma utilização mais profissional, ao passeio ou mesmo aos desportos náuticos.

Medições
Barco Glastron 180 GTS equipado com um motor Yamaha F130 e com dois adultos a bordo. Condições de mar excelentes.
Arranque: 1,94
Aceleração: 5000 rpm a fazer 24 nós e em 4,34 seg.
Mínimo a planar: 3200 rpm / 10 nós
Velocidade cruzeiro: 19/20 nós às 4000 rpm
3500 rpm / 15 nós
4000 rpm / 20 nós
4500 rpm / 28 nós
5000 rpm / 32 nós
5500 rpm / 38 nós
Velocidade máxima: 6000 rpm / 42 nós

Ficha técnica
Modelo: GTS180 GTS | Construtor: Glastron | Comprimento: 5,44 m | Boca: 2,26 m | Calado: 0,36 a 0,76 m | Peso s/motor: 912 kg | Potência máx.: 150 Cv | Combustível: 91 L | Lotação: 8 | Comercialização: Nautiser Centro Náutico.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta