A Garmin anunciou os resultados financeiros do primeiro trimestre do ano, registando que teve em 2024 receitas recordes em quatro segmentos.
A Garmin anunciou os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2024, fazendo um exercício de análise destes. O ano começou com um volume de negócios global de Receitas Consolidadas de 1.380 milhões de dólares, mais 20% que no trimestre anterior, o que representa um novo recorde para o primeiro trimestre.
A margem bruta e a margem operacional aumentaram para 58,1% e 21,6%, respetivamente, em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Tal como esperado desde o anterior anúncio de resultados, estes números demonstram a resiliência da empresa, a tentativa de estabilização do seu crescimento e a consolidação do seu modelo de negócio graças à grande aceitação da vasta gama de produtos da marca.
Nas palavras de Salvador Alcover, Diretor Geral da Garmin Iberia: “no primeiro trimestre obtivemos resultados extraordinários. Atribuímos estes resultados notáveis ao nosso forte portfólio de produtos e às fortes tendências de procura que temos verificado. Estamos satisfeitos com nossos resultados e esperamos aproveitar as oportunidades que surgirem ao longo do ano.”
Dados por sectores
A receita do segmento de fitness cresceu 40%, até 343 milhões de dólares, com cada uma das principais categorias de produtos contribuindo com um forte crescimento de dois dígitos. Durante o trimestre lançamos o Forerunner® 165, que foi imediatamente reconhecido pelo mercado como um produto que oferece valor excecional e ótimo desempenho.
Por sua vez, a receita do segmento Outdoor aumentou 11%, para 366 milhões de dólares, impulsionada pelo crescimento nas categorias de wearables em todo o segmento. Os computadores de mergulho tiveram forte procura após o lançamento da nova série DescentTM MK3, entre ootros.
No segmento automotivo, a receita de OEM automotivo aumentou 58%, para 129 milhões de
dólares, impulsionada pelo crescimento dos motoristas personalizados da BMW. No trimestre conquistamos novos projetos de painéis de instrumentos para veículos de 2 rodas, além de sistemas de infoentretenimento para camiões.
A receita na aviação aumentou 2%, para 217 milhões de dólares, impulsionada pelo crescimento nas categorias OEM. Durante o trimestre, anunciamos vários produtos, como os novos GTR 205 COMM e GTN 215 NAV/COMM, e ampliamos a lista de monitores compatíveis com o GWX 8000, nosso radar meteorológico 3D de última geração. Também estamos a anunciar uma atualização completa da cabine do jato executivo Citation CJ2, que reduzirá a carga de trabalho do piloto e trará novos recursos de segurança importantes para este popular jato executivo.
Finalmente, as receitas do setor marítimo aumentaram 17%, para 327 milhões de dólares, impulsionadas pela aquisição da JL Audio. Durante o trimestre, o pescador patrocinado pela Garmin, Justin Hamner, venceu o recente Bassmaster Classic em Oklahoma em um barco equipado exclusivamente com os nossos monitores ECHOMAP e sistema de sonar LiveScope Plus.
Planeando o futuro
Olhando para o segundo trimestre do ano, e com o significativo investimento em investigação e desenvolvimento que a caracteriza e que permite o seu elevado volume de lançamentos anuais, a empresa pretende apresentar ao mercado dispositivos avançados, versáteis e adaptados às necessidades de todos os seus utilizadores em cada uma das suas áreas de referência.