Desde 12 de março e até 30 de abril, estão abertos os primeiros avisos para a apresentação de candidaturas enquadradas na Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) das zonas costeiras de Cascais, Mafra e Sintra.
O Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro A2S, responsável pela execução da EDL lançou dois avisos: um destinado a apoiar projetos nas áreas do 1) Empreendedorismo, emprego e desenvolvimento económico; 2) Capacitação de atores: sensibilização, qualificação, educação, formação profissional; 3) Preservação, valorização e dinamização do património e 4) Desenvolvimento e valorização dos produtos e recursos endógenos e infraestruturas locais e outro, através de convite dirigido aos municípios de Cascais e Mafra, com o propósito de concretizar os projetos âncora para a sensorização da costa e aquisição de dados meteoceanográficos, bem como a recuperação e musealização do Forte da Nª Senhora da Natividade.
As taxas de apoio variam entre 50 a 100% a fundo perdido em função do tipo de beneficiário e projeto a desenvolver.
Recorde-se que a EDL é desenvolvida no âmbito do programa MAR2030 e resultou de um processo participativo que envolveu 40 entidades públicas e privadas da região, lideradas pela A2S.
Entre os principais objetivos destacam-se a dinamização da economia local, a melhoria da qualidade de vida das populações das zonas costeiras e o aumento do conhecimento sobre o oceano e a orla Costeira.
Para a concretização destes objetivos estão disponíveis cerca de 3,1 milhões de euros para a apoiar a fundo perdido iniciativas promovidas por entidades públicas e privadas com atuação na região.
Mais informações sobre a apresentação de candidaturas disponíveis em https://a2s.pt/candidaturas-a-decorrer/