![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento120214/abertura.jpg)
Nova dimensão do entretenimento a bordo no portefólio da Nautiradar
Tem sido um desafio para os fabricantes de sistemas de entretenimento a bordo ultrapassar os danos provocados pela água salgada nos circuitos sofisticados dos rádios.
A Fusion Electronics fundada em 1998, que numa primeira fase desenvolve rádios para os automóveis, foi adquirida em 2005 por Peter Maire que rapidamente identifica a falta no mercado dum produto á prova de água, resistente ao choque e tecnologicamente adequado ao meio marítimo. Continua a fabricar rádios para automóveis mas em 2009 diversificou para o setor marítimo e segundo Matthew Forbes Director da filial europeia sediada no Reino Unido: “Quando em 2009 no Salão de Paris visitei um iate italiano cujo valor era de 1/2 milhão de euros, constatei que e o radio instalado no mesmo era um modelo standard vocacionado para automóvel no valor de 70 euros e com um sistema de colunas de 40 euros, nada preparados para o meio marítimo. Este episódio demonstra claramente a falha que havia no mercado”.
A Fusion constrói em 2007 o seu primeiro chassis para rádio completamente marinisado e concebeu todos os componente no seu interior. O resultado é uma gama de produtos que estão atualmente estabelecidos no mercado mundial. Destacamos a premidada Série Fusion 700 lançada em 2011 e considerada o sistema de entretenimento a bordo mais avançado do mercado.
Estes equipamentos podem podem ser tocados com os dedos húmidos, controlados á distância com sistemas remotos colocados no painel de popa, controlados a partir do telemóvel, tablet ou mesmo a partir do display multifunções touch screen instalado a bordo.
Esta conectividade possível com o Fusion-Link, é total entre os equipamentos portáteis e fixos e os principais fabricantes de eletrónica marítima já possuem o interface que permite o controlo dos equipamentos de entretenimento da Fusion a partir dos seus displays multifunções.
Vivemos num mundo cada vez mais portátil, os nossos smartphones e tablets podem ser ligados a todo o tipo de hardware e por isso mesmo foi um ponto chave para a Fusion.
O sucesso é de tal ordem que os estaleiros como Sunseeker, Princess, Bavaria, Fairline, Regal entre outros, já tem estes equipamentos de base para os seus modelos mais recentes.
![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento120214/01.jpg)
![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento120214/02.jpg)
Sobre a Fusion Electronics
Opera ao nível global em três segmentos do mercado, Automóvel, Maritimo e Lifestyle sendo o Marítimo o segmento principal do negócio. Com quatro subsidiarias, designadamente na América, Europa, Austrália e Nova Zelândia, e a expandir para a Ásia. Mantêm contacto permanente com os clientes para ouvir as suas ideias e sugestões.
O futuro passa pelo desenvolvimento de equipamentos cada vez mais pequenos, que podem ser instalados em espaços exíguos e que gastem pouca energia.
![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento120214/03.jpg)
Gamas de produtos:
Séries 700, 600, 200 e 50
Sistemas remotos
Sistemas Docking
Colunas e Subwoofers
Amplificadores
Outro mercado importante e com grande potencial para este fabricante é o do caravanismo e estão contemplados no seu programa de desenvolvimento produtos para o mercado do outdoor.
Para todas as informações adicionais contacte a Nautiradar através geral@nautiradar.pt