O Fundo Azul aprovou 1,9 milhões de euros a distribuir por cinco projetos selecionados na tipologia de desenvolvimento da economia do mar, com o objetivo de estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (start-ups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis. O pagamento dos financiamentos será atribuído até ao final do corrente ano.
Na totalidade, as cinco candidaturas aprovadas irão receber um valor de 1 891 149 €, correspondente a uma taxa de comparticipação média de 80,6% do investimento total. O Fundo Azul irá financiar os seguintes projetos para desenvolvimento da economia do mar:
Ground Zero – Orquestração de diferentes subsistemas com capacidade de atuar diretamente nos processos de produção. Pretende-se obter uma solução que englobe toda a holística da qualidade de água nos segmentos de negócio da Bioeconomia Azul: desde a recolha de informação, passando pela capacidade de análise, correlação de dados e consequente tomada de decisão e automação.
Promotor: BLUEGROWTH, LDA
Digitalização na aquicultura para a otimização da produção de espécies nativas de bivalves – O consórcio deste projeto pretende colocar no mercado espécies nativas de bivalves de elevado valor gastronómico e comercial – amêijoa-boa e amêijoa-macha. A Oceano Fresco recorrerá a um plano de melhoramento (breeding) estruturado, apoiado em ferramentas de biotecnologia inovadoras, que permite o desenvolvimento de variedades de bivalves com desempenho superior para os aquicultores.
Promotor: Oceano Fresco Unipessoal Lda.
Parcerias: Digidelta Software Unipessoal Lda.
Novas embarcações que aliam o design contemporâneo à eficiência energética – Produção em série de embarcações electro solares, com elevada eficiência dos cascos em estreita aliança com o design contemporâneo e a eficiência energética, que passará pela construção de moldes e protótipos das novas embarcações Catamaran 12.0 e Sunflash, para navegação em offshore e em águas costeiras.
Promotor: Sun Concept, Lda
Parcerias: AlmaDesign – Conceito e Desenvolvimento Design, Lda
ETAR BM DEMO – Demonstração das tecnologias desenvolvidas para o tratamento de águas residuais e gases industriais, através da instalação de uma ETAR demonstradora nas instalações da unidade produtiva de transformação de bacalhau da BRITES, VAZ & IRMÃOS, na Gafanha de Nazaré. Pretende-se demonstrar a eficiência do tratamento biológico realizado pelas tecnologias desenvolvidas pela BLUEMATER no tratamento de efluentes residuais do setor do pescado em escala industrial.
Promotor: BLUEMATER, S.A.
Parceria: BRITES, VAZ & IRMÃOS S.A.; INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial; ISE/UAlg – Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve
de MAR em MAR – Serviços de turismo náutico e de natureza, com divulgação científica e cultural, no âmbito de educação e literacia do oceano
Promotor: Mares Sem Fim – Saberes e Cultura do Mar, Lda.
Parceria: ANJE e For-Mar
Através dos projetos financiados, este financiamento do Fundo Azul vem contribuir para as seguintes prioridades estratégicas:
• Criação de novos negócios focados na aplicação de recursos biológicos marinhos geradores de novos produtos competitivos e na aplicação da indústria 4.0 nos sistemas de gestão, controlo, monitorização e de apoio à biotecnologia azul.
• Promoção de novos modelos de negócio sustentáveis, através da criação de soluções e tecnologias que mitiguem o impacto ambiental da navegação e transporte marítimo e que promovam as energias renováveis, eficiência energética e economia circular do mar.
• Criação de novos modelos de negócio de educação e literacia do oceano com o objetivo de formar agentes com competências técnicas e consciencialização ambiental, com vista ao desenvolvimento de uma economia do oceano inovadora e sustentável.
O Programa do XXI Governo Constitucional definiu o Mar como uma das suas prioridades políticas, atribuindo à Ministra do Mar a responsabilidade de implementar uma estratégia transversal que materialize esse desígnio, com o intuito de gerar riqueza e emprego, assente num modelo sustentável. Nesse sentido, foi criado o Fundo Azul com a principal finalidade de financiar a economia do mar.
Até ao momento, foram publicados sete editais do Fundo Azul, o último dos quais a 11 de outubro visando o apoio a estudos de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico para as novas áreas emergentes da Economia do Mar (aberto em contínuo).
O Fundo Azul recebeu um total de 205 candidaturas, estando prevista a conclusão da aprovação dos editais até ao final do corrente ano.
Para mais informações sobre o Fundo Azul, consulte o site www.dgpm.mm.gov.pt/fundo-azul