O Groupama 4 venceu a 8ª etapa da Volvo Ocean Race que ligou Lisboa a Lorient (França) após uma passagem pelos Açores.Apesar de ter começado mal a etapa e com problemas na vela mestra, Cammas recuperou bem e aproveitou os ventos fortes do anticiclone açoriano para tomar a liderança da prova e cruzar a linha de chegada com uma distância de 21 milhas náuticas para o segundo classificado – Camper.
Uma vitória em casa para Franck Cammas em Lorient, a base técnica da Groupama sailing team.
A chegada foi apoteótica, com milhares de pessoas ao longo da costa da Bretanha e dezenas de pequenas embarcações a escoltar o veleiro, dando assim as boas-vindas ao skipper francês e à tripulação.
A etapa foi muito complicada, levamos o barco ao limite, tivemos alguns contratempos, mas é sempre bom chegar em primeiro, ainda para mais no nosso país. Todos os pontos conquistados são bons e agora é tempo de aproveitar, estar com a família e descansar um pouco, afirmou Jean-Luc Nélias.
Com este primeiro lugar na etapa, a Groupama sailing team mantém a liderança na prova com um avanço de 18 pontos sobre o segundo classificado, o Puma e mais 28 sobre o Telefonica que é terceira.
Classificação:
1º – Groupama 4 219 pontos
2 º – Puma 201 pontos
3º – Telefonica 191 pontos
4º – Camper 186 pontos
5º – Abu Dhabi 122 pontos
6º – Sanya 39 pontos