O velejador Francisco Lobato classificou-se, no passado fim-de-semana, na sétima posição na regata La transmanche Aber Wrach, prova de preparação para o emblemático Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário, que se cumpre a partir de Junho.
Numa regata dura em termos físicos e com alguns percalços, a Transmanche teve uma largada rápida e, como previsto, o ROFF/Tempo-Team, da classe Figaro 2, fez um percurso mais ou menos regular com uma rondagem, no final da primeira perna, em Plymouth, na sexta posição.O regresso a França ocorreu com a chegada do Francisco a dar-se em tempo real na sétima posição. O percurso de cerca de 220 milhas foi realizado pelo ROFF/Tempo-Team em 20h 46m 12s, ou seja, assistimos a um sprint desde o momento do tiro de largada ao cortar da linha de chegada. Um sprint que manteve o jovem Skipper português sempre acordado até à exaustão.
À chegada a Laber Wrach, Francisco declarou: Acabei a última regata de preparação para o campeonato francês de solitários. Foi uma regata que serviu para me preparar, familiarizar e conhecer melhor o barco.
Larguei muito bem. No início, na bóia de desmarque estava em 1.º lugar. Durante toda a travessia, no Canal da Mancha, fui sempre discutindo o 1.º, 2.º lugares. Mas, na chegada a Plymouth devia ter optado ir à frente dos outros. O vento estava previsto cair e rodar mais a Este, o que não se verificou. O vento foi mais para a proa e a corrente estava contra, continua Francisco Lobato, acrescentando: Foi uma noite a dar o máximo: Não dormi nada, nada, tal como muitos outros concorrentes. No resto da regata tive alucinações, via manchas, animais… O meu Spi grande explodiu. Enfim, acabei em sétimo.
Lobato garantiu a qualificação para a La Solitaire du Figaro, com a participação nas regatas La Solo Figaro Les Sables, onde conquistou o primeiro lugar entre os estreantes (Bizuths), e La Solo Portsdefrance.com à Concarneau. No que diz respeito à classificação geral o Skipper português ocupou o nono e o oitavo lugar, respectivamente.
Na prestigiada regata La Solitaire du Figaro, que este ano celebra o 41.º Aniversário, os velejadores solitários enfrentam inúmeros desafios. Dividida em quatro etapas, a La Solitaire du Figaro este ano a cidade de Le Havre fará a sua estreia como palco da largada – estende-se por quase 2.000 milhas e conta com alguns dos velejadores mais experientes e talentosos da classe, o que engrandece ainda mais a conquista do velejador português.
Programa 2010 – Francisco Lobato
Classe Figaro Beneteau
Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário
La Solo Figaro Les Sables (Solitário)
La Course des Falaises (Solitário) * Junho
La Solitaire du Figaro (Solitário) * Julho/Agosto
Le Cap Istanbul França – Turquia * Setembro
* Regatas que contam para o Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário.