Francisco Lobato conquista 2º lugar na Semana Olímpica Canária de Vela

0

O português volta a mostrar a sua raça numa modalidade que não praticava há 8 anos! Com menos de 2 meses de treinos Francisco Lobato acabou com distinção a sua primeira prova internacional de Laser. Nos outros lugares do pódio ficaram dois espanhóis; em primeiro lugar ficou Joaquin Blanco e em terceiro Miguel Noguer.Numa prova muito competitiva, que começou no dia 7 de Dezembro que terminou a 11 de Dezembro, Francisco Lobato atingiu o 2º lugar da classificação geral da XIII Semana Olímpica de Vela das Canárias! O velejador solitário teve a primeira oportunidade de comparar a sua performance com outros velejadores de bom nível e afirma ter evoluído taticamente e recuperado algumas técnicas do Laser.
“Estavam previstos inicialmente quatro dias de regatas, sendo que houve regatas no primeiro, terceiro e quarto dia. De uma forma geral tivemos ventos fracos e só no último dia é que entraram ventos na ordem dos 10/11 nós, tendo sido o máximo de vento sentido durante a prova” afirma o velejador que acrescenta “no primeiro e no terceiro dia estivemos a navegar sempre com ventos muito, muito fracos entre os 2, 5 e 6 nós. Este vento não me favorecia muito mas consegui dar a volta e navegar bem. Dar a volta porque na primeira regata não consegui bons resultados”.
Francisco Lobato sai das Canárias com a confiança reforçada “foi ótimo participar nestas regatas com outros velejadores de bom nível e com desempenhos muito interessantes. A nível tático existiram muitas variações, como pressões de vento e estados do mar “desencontrados” junto à costa, o que dificultou a navegação”.
“Os treinos intensos, realizados com o Pedro Ambrósio, em menos de dois meses, foram feitos sobretudo com vento forte. Aqui tivemos condições de vento mais fraco mas sinto que estou a melhorar muito! Cada dia em que vou para o mar, lembro-me de algumas técnicas do Laser, onde já não corria desta forma consistente desde há 8 anos.
Agora estou com vontade de continuar sobretudo com os treinos em França!
Como disse saio daqui bastante contente e com o sentimento de missão cumprida e para além do bom segundo lugar, pudemos verificar e corrigir vários detalhes ou erros, e como tal a evolução foi muito grande!” finaliza Francisco Lobato.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta