FPT Industrial e AS Labruna escolhidas pela Wider para equipar o catamarã híbrido Widercat 92

0

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, juntamente com seu distribuidor AS Labruna, foram escolhidos pelo estaleiro Wider como fornecedores preferenciais de sistemas de propulsão para o novo catamarã híbrido WiderCat 92, cujo terceiro casco foi lançado recentemente no Wider Vision Hub em Fano, Itália.

A Wider é uma fabricante italiana de iates, pioneira no sistema de propulsão híbrida em série a bordo de iates de luxo. Graças à sua abordagem voltada para o futuro, a Wider sempre esteve comprometida com a inovação constante: Os iates mais largos são projetados e construídos com um forte foco na eficiência, reduzindo significativamente o consumo de combustível, o ruído e as vibrações emitidas, sem esquecer a estética do design e a qualidade dos materiais. O sistema de propulsão híbrida serial é uma solução altamente flexível que pode ser facilmente aplicada em uma grande variedade de iates, como a linha de catamarãs da Wider e os superiates personalizados. Fundado em 2010, o estaleiro é agora dirigido por Marcello Maggi, chefe da holding W-Fin Sarl, da qual ele é sócio, juntamente com o patrimônio privado. As instalações mais amplas estão localizadas na costa leste da Itália: desde o Wider Vision Hub, a nova sede de ponta em Fano, até o Superyacht Hub em Veneza, onde são construídos superiates e projetos totalmente personalizados. Em 2022, em Dubai, a Wider apresentou o novo WiderCat 92, o primeiro multicasco da história do estaleiro sediado em Marche, e iniciou a construção do super iate Moonflower 72. Ambos são equipados com o sistema de propulsão híbrido serial Wider de última geração. No início de 2024, as primeiras unidades do WiderCat 92 e do WiLder 60 foram lançadas, com a estreia do WiderCat 92 no Salão Náutico de Veneza. Ambos os modelos estão prontos para estrear nos próximos salões náuticos.

O projeto
Dois motores de velocidade variável FPT Industrial N67 570 EVO de 349 kW são combinados com dois motores elétricos — cada um com 500 kW — em um inovador sistema de propulsão híbrido em série, complementado por um pacote de baterias LFP (Fosfato de Ferro e Lítio) para armazenamento de energia.

Todo o sistema de propulsão proporciona uma velocidade de cruzeiro de 12 nós graças ao Electric Boost. O modo híbrido permite que o catamarã viaje até 1.700 milhas náuticas a uma velocidade de 6 nós.

O cruzeiro totalmente elétrico, por outro lado, proporciona uma autonomia de 24 milhas náuticas a 6 nós em silêncio total e sem emissões, ou então a mesma energia da bateria pode proporcionar 15 horas de funcionamento sem carga quando ancorado. Além disso, os painéis solares instalados no WiderCat 92 podem proporcionar autossuficiência energética durante a noite, graças ao armazenamento da bateria.

Os motores N67 570 EVO, compactos e de alto desempenho no centro desse sistema híbrido serial, apresentam sistemas eletrônicos avançados de common rail e fornecem potência e torque altos e constantes, confiabilidade e baixo consumo de combustível. O layout e as configurações específicas são focados em tarefas marítimas. Os sistemas de resfriamento do motor e do turboalimentador são especificamente otimizados para missões de alta potência.

N67 570 EVO – Especificações técnicas
Número de cilindros: 6L
Alimentação de ar TCA
Deslocamento [litros]: 6.7
Sistema de injeção: Classificação A1 – Prazer de curto alcance [kW@rpm]: 419@3000
Classificação A2 B1 – Prazer de curto alcance [kW@rpm]: 390@3000
Classificação B – Serviço leve [kW@rpm] 357@3000

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta