Festival Gastronomia de Bordo 2021

0

De 30 de novembro a 12 de dezembro, os restaurantes do Município de Ílhavo levam à mesa experiências gastronómicas únicas, inspiradas nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros, no âmbito do Festival Gastronomia de Bordo promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo.

O Município de Ílhavo tem uma longa e rica história associada à pesca do bacalhau. Pescadores e marinheiros viajavam, e ainda viajam, em navios, até aos mares do Atlântico Norte para capturar, sobretudo, o bacalhau do Atlântico (Gadus Morhua).
Nestas duras campanhas de pesca, que chegavam a demorar seis meses, os cozinheiros atenuavam o cansaço e as saudades da família com refeições reconfortantes, como a chora, uma sopa preparada com cabeças de bacalhau frescas, e o feijão assado, entre outros pratos que incluíam as partes então consideradas “menos nobres” do bacalhau – as caras, as línguas, os samos e as espinhas.
A inspiração nestes sabores e tradições levou a Câmara Municipal de Ílhavo a desafiar os restaurantes do município a confecionarem e a reinterpretarem os pratos da gastronomia de bordo, durante 13 dias, ao jantar.
Ao menu habitual, os restaurantes aderentes acrescentam uma experiência gastronómica, composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas e pratos principais, para uma ou duas pessoas, com diferentes preços.
Cada restaurante aderente elabora a sua própria carta de entradas e de pratos principais. Nas entradas, as pataniscas, as caras fritas, a chora, a bruschetta de ovas de bacalhau são algumas das iguarias mais desejadas. Já nos pratos principais, a feijoada de samos, a caldeirada de línguas, o feijão assado com línguas e o arroz de feijão com boininhas e caras fritas são sempre um cartão de visita da gastronomia local.
Além das experiências gastronómicas, o Festival Gastronomia de Bordo inclui as visitas culturais “Sentidos de Mar”, associadas à cultura marítima do município.
O Festival Gastronomia de Bordo é uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, que dinamiza a economia local, em particular, a restauração.
Este evento integra o projeto “Territórios com História: O Mar, as Pescas e as Comunidades” e é cofinanciado pelo CENTRO2020, PORTUGAL2020 e pela União Europeia, através do FEDER.

17 Restaurantes aderentes:
– A Praia do Tubarão
– Bela Ria
– Bronze
– Canastra do Fidalgo
– Clube de Vela
– Dona Mena
– Duna do Meio
– Estrela do Mar
– Maradentro
– Marisqueira da Barra
– Marina, by Luís Lavrador
– O Gafanhoto
– O Navegante
– Casa Velha – Hotel Ílhavo Plaza
– Vista Alegre – Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
– Tábua da Ria
– Costa do Sal Hotel

(Três novos restaurantes aderentes)
Experiências gastronómicas e especialidades em: www.visitilhavo.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta