As Festas do Mar/2013, agendadas para o mês de Março, na província do Namibe (Angola), vão dominar, a nível interno, o primeiro trimestre do presente ano turístico, com a realização de várias atividades sócio-culturais, recreativas e desportivas.
Enquadradas na estratégia do Executivo de promoção do turismo social interno, as Festas do Mar decorrerão de 01 a 31, envolvendo representantes de distintas províncias do país, entre operadores turísticos nacionais e estrangeiros.
De acordo com o programa deste tradicional evento que anualmente acontece em Março, durante os 31 dias do mês indicado, se prevê realizar missa de ação de graças, desfile de embarcações, show de pirotecnia e espetáculos músico culturais.
O documento ao que a Angop teve hoje acesso acrescenta que as Festas do Mar serão ainda abrilhantadas com maratonas desportivas (canoagem, pescas desportivas, jetsky, paraquedismo aquático, kitsurf e pesca ao corrico) e concurso de construção na areia.
A agenda de trabalho inclui também corridas de motorizadas cupapatas, provas de motocross, de rally, de automóveis, exposições, feiras, galas, desfile de modas, workshops, concursos de saber, almoços de confraternização e visitas.
No plano desportivo, o certame reserva igualmente provas de ciclismo, atletismo, karting, hóquei em patins, natação, chatas e tiro ao alvo, assim como torneios/quadrangulares de futsal masculino, andebol júnior feminino e voleibol de praia.
Co-organizadas pelo Ministério da Hotelaria e Turismo e o Governo da Província do Namibe, as Festas do Mar afiguram-se como uma significativa oportunidade para a divulgação do potencial socioeconómico e cultural do Namibe, em particular.
Comemoram-se desde 1962, como forma de valorizar o mar, sua riqueza e importância na vida das populações. Os festejos acontecem habitualmente em Março, por ser tido como o período mais quente da época do verão, agitando toda a cidade do Namibe.
Devido a questões político-militares foram interrompidas em 1975 (por ocasião da conquista da independência nacional) e retomadas cinco anos mais tarde. Daí para cá jamais registaram interregno, constituindo o principal motivo de chegadas turísticas à província.
A par das Festas do Mar, internamente o Ministério da Hotelaria e Turismo, neste primeiro trimestre, dará continuidade à implementação dos Pólos Turísticos de Calandula, da bacia do Okavango e de Cabo Ledo, do projeto transfronteiriço Okavango-Zambeze, bem como ao seu plano de formação a quadros do setor.
Fonte: Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola
Festas do Mar dominam primeiro trimestre do ano turístico 2013
0
Partilhe