Integrado no programa municipal do Dia Nacional do Pescador, dinamizado pelo Município de Peniche, terá lugar no próximo dia 3 de junho, pelas 21h30, no auditório do Edifício Cultural a sessão de apresentação da obra “Naufrágios e Náufragos”, da autoria de Fernando Engenheiro, investigador com várias obras publicadas no domínio da História local.
Nesta obra o autor apresenta os episódios mais marcantes da extensa História trágico-marítima da costa de Peniche, com especial atenção para o tratamento dado aos sobreviventes destes acidentes náuticos. Fernando Engenheiro ressalva igualmente a coragem desta comunidade piscatória que desde cedo enfrentou as agruras da faina. Como refere no texto de contracapa “Pescadores, não haverá outra raça de gente que, como eles carregue, durante todos os dias de todos os anos das suas vidas, tamanhas doses de riscos de vida, de bravura e de drama. Reina nestes seres humanos, a honra, o orgulho, a gratidão, a fidelidade e onde é cultivada a fé que aquece o sangue e move montanhas. Foi entre pescadores que Jesus Cristo recrutou os seus discípulos, assim como foi através da bravura de homens do mar, que Portugal de quinhentos se alcandorou aos píncaros altos da fama, da glória, do respeito e da admiração dos outros povos.”
A obra “Naufrágios e Náufragos”, que agora se apresenta, constitui, seguramente, mais um inestimável contributo para enriquecimento da historiografia local, na senda da qualidade e rigor que têm pautado a investigação e recolha documental presente nos trabalhos de Fernando Engenheiro.