Até 30 de abril, ainda é possível visitar a exposição “Viagem ao Mediterrâneo” que está presente no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, em Vila Viçosa. A Biblioteca de D. Manuel II conserva 3 cadernos pautados, onde o Infante D. Manuel descreve a visita que realizou pelo Mar Mediterrâneo, com a mãe, a Rainha Dona Amélia, o irmão, o Príncipe D. Luís Filipe, e um séquito reduzido, entre Fevereiro e Maio de 1903.
Viagem de lazer, com um roteiro de património cultural bem definido, é contudo perceptível que a Rainha Dona Amélia foi sucessivamente acolhida como representante da coroa portuguesa.
O relato inclui todas as etapas do percurso, no qual se destaca a estadia no Egipto como o ponto mais alto. A ilustrar a descrição, guardam-se no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança numerosas fotografias, avulsas e em álbuns organizados pela Família Real, tal como alguns objectos.
Esta mostra tem como objetivo apresentar e evocar a viagem, através das palavras do jovem príncipe, das imagens e das peças adquiridas ou doadas, e pode ser visitada até ao final do próximo mês.
No dia 29 de abril, pelas 16h00, irá realizar-se uma visita guiada pelo comissário da exposição.
Exposição ‘Viagem ao Mediterrâneo’ patente no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
0
Partilhe