Exposição organizada pela Associação Naval Sarilhense

0

A Exposição “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências”, organizada pela Associação Naval Sarilhense, no Salão Almada Negreiros (Gare Marítima de Alcântara), marcou o reencontro de Lisboa e dos Lisboetas com o património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo.
Esta exposição de embarcações tradicionais, artefactos náuticos e fotografias históricas, enquadrada pelos emblemáticos painéis de Almada Negreiros, esteve patente entre os dias 3 e 13 de Novembro.
Cerca de meio milhar de pessoas visitaram a exposição (incluindo cerca de cinco dezenas de turistas de cruzeiro), a que se juntaram vários milhares que tiverem oportunidade de tomar contacto com as 4 embarcações tradicionais (3 canoas e 1 catraio) que estiveram expostas na Doca de Santo Amaro.
Os visitantes foram acompanhados em permanência por representantes da Associação Naval Sarilhense, tendo ainda tido a possibilidade de contactar com antigos Arrais Fragateiros, profundos conhecedores destas embarcações tradicionais e testemunhos vivos da cultura ribeirinha que lhes está intrínseca.
Os testemunhos obtidos junto dos visitantes são elucidativos da qualidade e do interesse despertado pela Exposição: “Parabéns pela magnífica viagem que nos proporcionaram a bordo das Fragatas, Varinos e Canoas, ao passado do nosso rio e suas gentes…”; “Novamente a ANS mostra a riqueza do património do Tejo, sem folclores ou fanfarras, mas sim com rigor”; “Aqui está a verdadeira história do Tejo”.
Esta Exposição teve o apoio da Administração do Porto de Lisboa, Câmara Municipal da Moita, Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa, TuriPortugal – Associação de Turismo de Portugal, Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos, Junta de Freguesia da Moita, Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos – Jaime Costa e ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta