A exposição MARLISCO, intitulada “Lixo Marinho: Um problema global”, é inaugurada no dia 1 de Maio, pelas 17 horas, no Salão Almada Negreiros da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Alcântara.
A abertura será realizada por Paula Sobral, coordenadora nacional do projeto MARLISCO, seguido do Concerto inspirado no MAR pela Orquestra Bota Big Band e Silvana Faustino.
Apresentação da Balaena Plasticus por Luís Quinta e Ana Pêgo (escultura representativa de um esqueleto de uma baleia com 10 m feita com plástico recolhido nas praias)
Esta exposição pretende informar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema do lixo marinho. O que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as ações que podemos tomar para combater este problema são questões abordadas durante a exposição.
A exposição estará patente neste espaço, gentilmente cedido pelo Porto de Lisboa, até ao dia 24 de Maio*.
Terá horário de abertura, das 10h00-13h00 e das 14h00-18h00, de segunda a sexta-feira e aos fins-de-semana estará aberta continuadamente das 11h00 às 18h00. Também se aceitam reservas para visitas guiadas de 2 a 24 de maio através do e-mail marliscopt@gmail.com. A entrada é livre.
Esta é uma exposição internacional, desenvolvida no âmbito do Projeto Europeu MARLISCO, que tem sido exibida nos 15 países parceiros do projeto. Em Portugal continental esteve já presente em 14 locais, e nos Açores uma reprodução da mesma percorre todas as ilhas.
*Uma vez que a exposição poderá ter que encerrar em determinados dias devido à operação portuária, aconselhamos a consulta da informação sobre a mesma no website do projeto www.marliscoportugal.org