Exposição de Coelho da Silva: A Nazaré do Mar e da Terra

0

expo coelho silva_cartaz_MuseuNazare_2015Com abertura a 3 de outubro, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e a associação “Casa do Adro” apresentam “Coelho da Silva. A Nazaré do Mar e da Terra”, uma exposição sobre este artista multifacetado, que dedicou grande parte da sua obra à temática nazarena, selecionando aspetos diversos, uns mais ligados ao mar, à praia e à pesca, outros aos recantos urbanísticos e figuras populares da Nazaré.
Ourives de profissão, natural de Baltar (Paredes), Manuel Coelho da Silva (10.02.1909-04.04.1995) fixa-se na Nazaré, depois de um percurso por Lisboa e Alcobaça. Nesta vila piscatória, a par do seu estabelecimento como comerciante de ourivesaria, convive de perto com as gentes locais e as suas lides diárias, que animavam e coloriam a praia e as ruas estreitas do tecido urbano.
Este é o motivo central da sua obra, quer sobre placas de cobre, que cinzela com utensílios de ourives, quer em óleos sobre tela ou cartão, gradualmente substituídos por aguarela, técnica que respondia melhor à sua intenção de expressar os cambiantes da luz natural e a fugacidade do movimento das figuras. Experimenta ainda o barro, em que segue a mesma tendência evolutiva, da representação naturalista para a simplificação formal.
Em composições de sensibilidade naïf, para além da sua apreciação estética, a diversidade da obra de Coelho da Silva acaba por valer como um registo da realidade sociocultural da Nazaré em meados do século XX, e simultaneamente como documento etnográfico e pretexto para uma reflexão sobre as suas imagens e capacidade de produção de memória.
Vendendo ou oferecendo muitos dos seus trabalhos, é também considerável o número de obras que vêm a integrar a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, algumas doadas, outras compradas pela instituição nos anos 1970-80. É parte dessa coleção que agora se apresenta ao público no Museu, selecionando a temática marítima, em simultâneo com um núcleo proveniente da família, mais dedicado à “terra”, apresentado no edifício da Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, onde residia.

Programa complementar:
3 outubro
15h | Abertura da exposição no Museu Dr. Joaquim Manso
16 h | Abertura da exposição na Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, com Vinho de Honra oferecido pela Quinta do Lagar e Tertúlia com Maria Cecília Louraço, Eugénio Couto, Maria Emília Sierra Couto e José Soares.

7 novembro
Atividade oficinal para crianças (a divulgar oportunamente)

Organização: Museu Dr. Joaquim Manso e “Casa do Adro – Associação Cultural”
Apoio: Câmara Municipal da Nazaré, Associação Recreativa Pederneirense e Quinta do Lagar

Espaços de exposição:
Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré

Antiga Casa da Câmara
Largo Bastião Fernandes
2450-060 Pederneira | Nazaré

Horário:
3 de outubro a 12 de novembro, terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Contatos:
Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho, 2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801 | mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com | https://www.facebook.com/MuseudaNazare

Casa do Adro – Associação Cultural
Travessa do Pocinho nº 2, 2450-060 Nazaré
casadoadro.pederneira@gmail.com | www.facebook.com/casadoadro.pederneira

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta