ESTALEIROS: Hanse 320 e 350 apresentados em Cannes

0

Copyright © Náutica Press.

Hanse 320

Os novos modelos Hanse 320 e 350 foram recentemente apresentados ao mercado pela Hanse Yachts, durante o encontro de distribuidores e mais recentemente no Salão de Cannes. O estaleiro acredita que constituem uma nova abordagem aos barcos de 13 metros de comprimento, por oferecerem características e tecnologia habitualmente reservada a modelos topo de gama.

A equipa que desenhou este iate, judel & vrolik, é a mesma que esteve por trás do vencedor da Taça América, o Allinghi. A área total de velas de 51 metros quadrados e a quilha moderna T-speed prometem tornar este modelos nos líderes de classe.

O deck é muito espaçoso e o facto de o cockpit estar mais alongado facilita as manobras. Uma vela triangular auto-virante, vela grande fortalecida e um sistema de corda única para rizar são parte do sistema standard destes modelos. A instalação dos sistemas de navegação e performance no cockpit, perto das posições de controlo, são outra característica. Estes aspectos tornam a navegação equilibrada e fácil e o barco adequa-se a pequenas tripulações.


Hanse 350

Em relação ao design, houve uma intenção de aumentar o espaço e o conforto das zonas de estar. As escotilhas foram embutidas no interior do deck e duas janelas ficaram no tecto, garantindo a entrada de luz natural e ar fresco. O uso de vidro pintado é um dos pormenores inovadores e exclusivos dos novos modelos da Hanse. As cabines à popa e à proa beneficiam e espaço, mas também o salão, com novas madeiras usadas nas mobílias (cerejeira, por exemplo) e no chão (teca) tornam-no distinto Uma mesa de navegação foi ainda introduzida na zona em U de bancos.

Tambem na área de banho e casas de banho houve alterações, para se ganhar espaço na área de estar do deck inferior. Uma porta separa esta área da zona da cabine do proprietário. Os quartos têm, no mínimo, dois metros quadrados. Na cozinha acontece o mesmo, estando o aumento do bem estar garantido com a maior capacidade do tanque de água e de combustível, ideal para grandes viagens.
Os novos modelos cumprem os mais elevados standards de produção e segurança do Yacht Plus Certificate da German Lloyd. Os dois receberam o Certificado A –CE, raro em barcos desta envergadura. O Hanse 320 já foi, até, nomeado para melhor barco europeu do ano 2007/8.

Apesar dos standards, o cliente pode escolher entre diversas opções, num total de 70.

A Hanse Yachts é um dos estaleiros que mais têm crescido a nível europeu. O desenvolvimento de linhas novas, agora em Greifswald, é uma das razões do sucesso. O grupo tem apostado em veleiros de 10 a 19,2 metros. Em 2005/6 as vendas aumentaram 57% para 66,3 milhões de euros.

www.hanseyachts.com


Hanse 320


Hanse 350

Dados técnicos do Hanse 320:
Comprimento: 9,63 metros
Boca: 3,30 metros
Deslocamento- 4,7 toneladas
Área total: 51,35 metros quadrados
Preço: 60.950 euros

Hanse 350:
Comprimento: 10,59 metros
Boca: 3,55 metros
Deslocamento- 5,75 toneladas
Área total: 64,86 metros quadrados
Preço: 78.900 euros

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta