Espectáculos e cultura no Verão de 2008: INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS NA PROMOÇÃO TURÍSTICA DO

0

Copyright © Lobo do Mar.

O Parque Almourol vai investir, entre Junho e Setembro de 2008, quase um milhão de euros na promoção turística da zona ribeirinha que compreende os concelhos de Constância, Chamusca e Vila Nova da Barquinha.

Durante todo o Verão de 2008, e tendo o Tejo como palco, serão promovidos dezenas de espectáculos de música, dança, teatro, ópera e multimédia, eventos artísticos, culturais e desportivos, torneios medievais, workshops, actividades outdoor e para crianças… tudo com entrada livre!

Valorizar o Tejo, revitalizar a cultura e o património ribeirinhos, dinamizar a rede de equipamentos culturais e de lazer e promover o turismo são os principais objectivos da programação de Verão, hoje apresentada, em Lisboa, pela Parque Almourol.
As iniciativas começam já no fim-de-semana de 14 e 15 de Junho, com o “Barquinha Non Stop”, e prolongam-se até 6 de Setembro, com o espectáculo multimédia “Templo Almourol”.
O “Barquinha Non Stop” tem início a 14 de Junho, às 17h00, e termina no dia seguinte às 18h00, no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

De forma ininterrupta, o visitante pode assistir e participar em espectáculos de teatro de rua com companhias internacionais, animações, concertos, desportos-aventura e outras actividades para o corpo e espírito. Durante 24 horas, vários Dj’s e Vj’s animam um bar de chill-out.

Na noite de sábado, dia 14, será apresentado em pleno Parque o espectáculo de teatro de rua “Les Illumineurs“, pela companhia francesa Karnavires.

Depois deste primeiro evento, os visitantes podem assistir a diversos espectáculos multimédia e reconstituições históricas no castelo de Almourol: “Torneio Medieval” (5 de Julho), “Assalto ao Castelo” (26 de Julho) e “Templo Almourol” (6 de Setembro).
Várias iniciativas integram o evento “Vila Poema”. Nos dias 12 e 13 de Julho, o centro histórico da vila de Constância será transformado numa Tróia sitiada, com representações da “Ilíada” de Homero, da ópera “Dido e Eneias”, uma invulgar feira do livro e a exposição de escultura de João Carvalho.
Os “Bailes do Mundo” terão como palco Constância (“Baile Cigano”, 2 de Agosto), Tancos (“Baile Português”, 15 de Agosto) e a aldeia do Arripiado (“Baile Antigo”, 23 de Agosto). Além das noites de baile e de música, durante o dia haverá workshops de dança por especialistas.
“Marítimos – Espectáculos Nómadas em Cena no Tejo” estende-se por todo o mês de Agosto, em Constância (dia 3), Tancos (dias 9 e 10), aldeia do Arripiado (dia 24) e Vila Nova da Barquinha (dia 31). Num palco flutuante, cantores, músicos ou actores protagonizam performances fluviais, entre as 17h00 e as 20h00.

RIVERSHOW E ROADSHOW
Para promover estes eventos, a Parque Almourol vai realizar um “Rivershow” e um “Roadshow”.
No que respeita ao “Rivershow”, uma fragata vai fazer aproximações a diversos cais, numa descida simbólica do Tejo até à foz, em Lisboa, numa acção que arranca já em 24 de Maio, decorrendo também em 25 e 31 de Maio e nos dias 1, 7 e 8 de Junho.
A fragata apresenta conteúdos artísticos e de promoção regional. O público pode assistir a pequenos “happenings”: Os Fandanguistas, Os Templários, O Poeta Camões, Artesãos e exibições de grupos locais.
Pode-se ainda contactar com os produtos e edições regionais e obter informação sobre a região do Parque Almourol.
Por terra, uma viatura vai circular na região da Grande Lisboa e no Médio Tejo, fixando-se em locais estratégicos para promover os eventos e a região com distribuição de programas e informação regional.
Esta “deambulação” terrestre vai decorrer de 26 de Maio a 6 de Junho.

PROGRAMA:
Barquinha Non Stop
14 e 15 de Junho | 17h00 do dia 14 às 18h00 do dia 15
Barquinha Parque | Vila Nova da Barquinha
Um dos mais belos parques ribeirinhos recebe uma festa ininterrupta durante dois dias.
Os amantes da natureza e do bem-estar, da aventura e da cultura podem assistir a espectáculos de teatro de rua com companhias internacionais e nacionais, animações, concertos, desportos-aventura, actividades para o seu bem-estar, para o corpo e espírito.
Durante 24 horas, um bar de chill-out vai ser animado por diversos Dj’s e Vj’s.
Destaque (Sábado, dia 14, à noite):
Espectáculo de Teatro de Rua
«Les Illumineurs» | Cie Karnavires (França)

Torneio Medieval
05 de Julho | 17h00
Castelo de Almourol | Vila Nova da Barquinha
Reconstituição de um torneio, num regresso ao universo medieval das justas pela honra e pelo amor, tendo como cenário o belo castelo de Almourol.
Exibições de falcoaria, provas de destreza com estafermo, argolas e tabulado, combates apeados, a cavalo e mistos levarão ao rubro o visitante pelo seu realismo.

Vila Poema
12 e 13 de Julho | 17h00
Centro Histórico | Constância
Imagina Constância transformada numa Tróia sitiada, com a sua população a representar os mais emocionantes quadros da Ilíada de Homero?!
Imagina a ópera ‘Dido e Eneias’ de Purcell em plena praça principal e uma Feira do Livro muito original?!
Vila Poema é uma celebração da alegria e da tradição europeia, na vila que também acolheu Camões, o nosso poeta maior.

12 de Julho
17h00 – 20h00 ‘A Ilíada’ de Homero – Teatro na rua
17h00 – 20h00 Feira do Livro
22h00 – 23h00 ‘Dido e Eneias’ de Purcell – Ópera

13 de Julho
17h00 – 20h00 ‘A Ilíada’ de Homero – Teatro na rua
17h00 – 20h00 Feira do Livro

Exposição (7 de Junho a 13 de Julho):
«Nu Eterno» de João Carvalho. Centro Náutico de Constância.

Assalto ao Castelo
26 de Julho | 17h00
Castelo de Almourol | Vila Nova da Barquinha

Assistir à reconstituição histórica de uma tomada do Castelo é a proposta para este fim-de-semana.
Um espectáculo pleno de cavaleiros, arqueiros, bombardas, perigosas escaramuças corpo-a-corpo e muita música…
No resplandecente cenário do Castelo de Almourol, assiste-se ao triunfo dos Templários.

Bailes do Mundo
02 de Agosto – Baile Cigano – Constância
15 de Agosto – Baile Português – Tancos | Barquinha
23 de Agosto – Baile Antigo – Aldeia do Arripiado | Chamusca
Nos 3 dias: 17h00 – Workshops de dança |22h00 – Bailes

Três tipos de danças e de músicas presentes em três bailes nas aprazíveis margens do Tejo.
Durante a tarde, workshops com especialistas em cada dança.
À noite, animados bailes com aliciantes bandas, nacionais ou estrangeiras!
Ao fandango será dedicado um workshop, para quem quiser conhecer melhor a dança típica da Região.

Bandas Convidadas:
Violons et Talons (França) / Baile Cigano
Uxu Khalus (Portugal) / Baile Português
Monte Lunai (Portugal) / Baile Antigo

Marítimos – Espectáculos Nómadas em Cena no Tejo
03 de Agosto – Constância
09 e 10 de Agosto – Tancos | Vila Nova da Barquinha
24 de Agosto – Aldeia do Arripiado | Chamusca
31 de Agosto – Vila Nova da Barquinha
Entre as 17h00 e as 20h00.

Um convite para passear nas margens do Tejo e assistir a momentos artísticos invulgares.
Num palco flutuante, cantores, músicos ou actores protagonizam performances fluviais, a que pode assistir com toda a família.

Templo Almourol – Espectáculo Multimédia
06 de Setembro | 22h00
Castelo de Almourol | Vila Nova da Barquinha
No final desta temporada, o enigmático Castelo ganha novos contornos, num espectáculo multimédia com forte carga simbólica.
Os Templários descobrem, finalmente, o Santo Graal em Almourol!
Performers, actores, figurantes, música, multimédia, efeitos especiais, e o Tejo como Palco de uma intervenção de larga escala, especialmente concebida para o monumento medieval.

PARQUE ALMOUROL
A sociedade Parque Almourol tem por objectivo tornar a respectiva região no maior pólo de turismo activo do País, através de requalificação urbanística, criação e melhoria de infra-estruturas náuticas, de lazer e desporto-aventura, percursos turísticos e eventos promocionais.
A Parque Almourol é uma sociedade de capitais mistos, criada pela Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) e pelas câmaras municipais de Chamusca, Constância e Vila Nova da Barquinha.
O investimento total ascende a 33,6 milhões de euros, estando já realizados 21,3 milhões. Do restante, 10,9 milhões de euros serão investimentos privados.

Uma grande parte dos equipamentos e obras foram já concluídos, assim como a sinalética respectiva, com imagem comum e informação útil para os visitantes.
Centro de Ciência Viva, os centros náuticos de Constância e Vila Nova da Barquinha, dois cais e três rampas de acesso ao rio, Parque Ambiental de Santa Margarida, Miradouro do Almourol e o Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha são os equipamentos já concluídos.

Para concluir encontra-se a Musealização do Castelo de Almourol, percursos ribeirinhos, um parque aventura e um hotel.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta