A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) apresentou, através do seu Vice-Presidente Prof. João Frade, a sua mais recente oferta formativa na área dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística e Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos.
São cursos que surgem após a verificação da carência de profissionais no mercado trabalho e consulta às principais empresas a operar para validação dos mesmos. O processo foi rápido e a adesão das empresas à realização de protocolos para estágios, com a ENIDH, foi elevado.
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são de cursos superiores de dois anos letivos, regulados pelo Decreto-lei n.º 63/2016 com a Republicação do Decreto-Lei n.º 74/2006 que regulamenta os Graus académicos e diplomas do ensino superior. Os cursos TeSP estão disponíveis na ENIDH desde o ano letivo 2015-2016.
Estes cursos têm a duração de quatro semestres letivos (dois anos) a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).
As candidaturas são até ao dia 25 de Agosto.
Curso de Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística
O crescente desenvolvimento da atividade da náutica de recreio e marítimo-turística, o aumento do número de embarcações a nível nacional e internacional, e a sua evolução tecnológica, exigem navegadores qualificados, por forma a aumentar o nível de segurança exigível para as embarcações e para os seus utilizadores.
O curso Técnico Superior Profissional em Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística (TeSP – NROMT) visa formar profissionais aptos para a atividade da Náutica de Recreio e Marítimo-Turística.
Esta oferta formativa procura contribuir no desenvolvimento de um espaço de ensino superior, coerente, compatível, competitivo e atrativo para estudantes nacionais, europeus e de países terceiros, que promova a coesão europeia através do conhecimento, da mobilidade e da empregabilidade dos seus diplomados.
Pretende, também, preconizar uma importante mudança nos paradigmas da formação superior, centrando-a na globalidade da atividade e nas competências que os jovens devem adquirir, e projetando-a para várias etapas da vida de adulto, em necessária ligação com a evolução do conhecimento e dos interesses individuais e coletivos.
A existência de técnicos superiores em Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística (TeSP – NROMT) é, por isso, fundamental para a operação em segurança de embarcações de recreio e marítimo-turística.
Os conhecimentos mais específicos de um diplomado TeSP – NROMT permitem evidenciar a qualificação destes profissionais para a atividade na área da navegação de recreio e operação marítima-turística, para o mercado nacional e internacional.
O curso TeSP – NROMT confere os conteúdos para certificação no âmbito da Convenção STCW. A conclusão do curso permite o acesso à carreira marítima com a categoria profissional de Marinheiro de acordo com o Decreto-Lei n. 166/2019. Permite, ainda, a progressão na carreira marítima no escalão da Mestrança de acordo com os requisitos aplicáveis.
Informação completa sobre o curso
Curso de Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos
O curso Técnico Superior Profissional em Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos (TeSP-OPRM) visa formar profissionais aptos para a atividade da pesca costeira e rebocadores marítimos.
A atividade da pesca costeira pode ser artesanal, comercial ou recreativa e é regulamentada considerando o tamanho das embarcações, as artes de pesca, as espécies alvo, a sustentabilidade, a seletividade e quantidades a explorar. É uma atividade muito diversificada, e complexa, utilizando diferentes métodos de captura, tais como, o arrasto, redes de emalhar, cerco, aparelhos de anzol e diferentes tipos de armadilhas.
A atividade de rebocadores marítimos, portuários ou costeiros, é essencial para o setor marítimo e portuário.
Os rebocadores são embarcações de apoio à atividade portuária ou costeira, auxiliando as diversas manobras de navios na área portuária de forma segura. A atividade de rebocagem costeira permite também o transporte de mercadorias, equipamentos ou embarcações sem capacidade propulsora.
O elevado número de embarcações de pesca costeira e rebocadores, a nível nacional e internacional, e a sua evolução tecnológica, exigem marítimos qualificados, por forma a aumentar o nível de segurança exigível para estas embarcações.
A existência de diplomados em Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos (OPRM) é, por isso, fundamental, para a operação em segurança de embarcações de pesca costeira e rebocadores marítimos.
Os conhecimentos mais específicos de um diplomado TeSP-OPRM sobre a operação de pesca e rebocadores marítimos permitem evidenciar a qualificação destes profissionais para a atividade na área da pesca costeira e rebocadores marítimos, para o mercado nacional e internacional.
O curso TeSP-OPRM confere os conteúdos para certificação no âmbito da Convenção STCW e STCW-F.