No dia 14 de março, terá início a segunda edição do Encontros na Marina de Lisboa, com a Administração do Porto de Lisboa a promover o Seminário “Conhecer para respeitar o estuário do Tejo”, uma iniciativa que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara, a partir das 10 horas. Tomarão a palavra um conjunto de oradores que se tem dedicado à educação ambiental e à proteção do meio marinho, entre eles representando o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o Oceanário de Lisboa, a Associação Bandeira Azul, a empresa Águas do Tejo Atlântico e ainda quem faz do Tejo e do seu estuário a sua forma de vida.
O encerramento da sessão está agendado para as 13h00. O Seminário e todas as ações são se entrada livre, mas algumas requerem inscrição prévia devido a algumas limitações do número de participantes.
O evento possibilitará ainda as seguintes ações:
Exposição de fotografia “Tejo, conhecer para respeitar”, a qual estará patente entre os dias 14 e 19 de março, à tarde, na Gare Marítima de Alcântara (entrada livre), dando a conhecer a riqueza natural que o Tejo guarda e algumas espécies que podem ser encontradas no estuário. Haverá ainda a possibilidade de visitar os painéis do pintor Almada Negreiros existentes na Gare Marítima.
Nos restantes dias dos “Encontros na Marina de Lisboa”, o destaque vai para:
– visita à Fábrica de Água de Alcântara (15 de março, 15 Horas, limite de 25 pessoas – mediante inscrição prévia);
– uma ação de limpeza na praia de Algés em conjunto com a Associação Bandeira Azul (16 de Março, manhã, mediante inscrição prévia);
– um passeio de barco pelo Tejo (17 de março, 10 horas, limite de 16 pessoas: +6 anos e a saber nadar – mediante inscrição prévia);
– um encontro de Urban Sketchers na envolvente portuária de Lisboa envolvendo a USKP e a APORVELA (18 março);
– o Clube Naval de Lisboa (no Cais do Sodré – 18 março – dos 10 aos 96 anos – mediante inscrição prévia para agendamento de horário) e a Associação Naval de Lisboa (na Doca de Sto. Amaro- 16, 17 e 18 de março – Nº limitado, mediante inscrição prévia) possibilitarão ainda experienciar a modalidade de remo.
Do programa fazem parte ações de carácter ecológico e ambiental, lúdico e desportivo. Pretende-se que este seja um evento de todos e para todos e, por essa razão, também os clubes náuticos do estuário do Tejo e os operadores de Marítimo-Turística são envolvidos neste evento, fazendo parte desta grande celebração.