No passado dia 21 de Setembro, durante o Génova Boat Show, tivemos a oportunidade de assistir ao lançamento europeu e de experimentar o novo motor da Suzuki, o DF350.
Em Julho passado, apresentámos este topo de gama do fabricante japonês (https://www.nauticapress.com/novo-motor-suzuki-df350a/) que confirmou todo o seu potencial em Itália quando o experimentámos nos semi-rígidos ZAR 85 SL e Master 996.
No ZAR 85 SL, uma embarcação com 8,50 m de comprimento e 1600 kg de peso, a motorização foi simples. Um conjunto muito estável e confortável onde, às 6100 rpm atingimos a velocidade de 43 nós.
No Master, uma embarcação com 9,96 m de comprimento e 1800 kg de peso, a motorização foi dupla. Neste semi-rígido não temos forma de dar a nossa opinião sobre o conjunto pois, o “skipper” sem aviso prévio e num barco com sete pessoas a bordo, apenas estava interessado em mostrar qual a velocidade máxima do conjunto! Um autêntico pateta e sem preparação para estar aos comandos de uma embarcação numa apresentação. Atingimos os 54,5 nós de velocidade máxima.
No que diz respeito ao motor e tendo em conta a experiência com o ZAR 85 SL, estamos perante uma nova unidade de excelência, com pronta resposta às solicitações e com um sistema duplo de hélices muito interessante e seguro. Ao nível do design e da tecnologia empregue na sua conceção, o DF350 encontra-se num patamar elevado.
Suzuki DF350A vence prémio de inovação
O novo motor Suzuki DF350A recebeu o prestigiado prémio de inovação atribuído pela Associação Norte-americana de Fabricantes (NMMA) ao motor fora de borda que mais impressionou o júri na edição deste ano da Exposição Internacional de Fabricantes de Barcos (IBEX), realizada em Tampa, Flórida, entre os dias 19 e 21 de Setembro.
Graças às suas características inovadoras, aos inegáveis benefícios que as mesmas trazem para o consumidor e à excelente relação custo/benefício, o novo motor Suzuki DF350A mereceu este reconhecido galardão internacional, sendo de destacar as tecnologias que estiveram na base de semelhante distinção:
– O motor V6 com mais capacidade do mercado (4,4lt)
– Sistema de dupla hélice coaxial (excelente aceleração)
– Sistema de admissão de ar direto e duplo injetor por cilindro (combustão eficiente e possibilidade de utilizar uma elevada taxa de compressão)
– Sistema ‘Dual Louver’ (separação do ar e da água na admissão)
– Baixo consumo de combustível.
Outras novidades da Suzuki
Durante o lançamento do DF350, o fabricante japonês revelou outras novidades como o novo quatro tempos DF 100B mais compacto e leve que se insere na gama média. Pesando apenas 175 kg, o Suzuki DF 100B é 25 kg mais leve que o anterior DF 100A e 6 kg mais leve que os seus concorrentes diretos.
Outra das novidades tem a ver com a cor dos motores. Devido ao pedido de inúmeros clientes, a Suzuki apresentou os modelos DF25 e DF30 na cor branca. Esta é uma tendência que os principais fabricantes de motores têm vindo a adotar.