Drama no Campeonato do Mundo Powerboat P1

0


Copyright © Náutica Press

O grande Prémio de Itália que decorreu em Gallipoli entre 28 e 30 de Julho foi dominado no primeiro dia de prova pelo incêndio a bordo do barco Thuraya, o Lamborghini de Adriano Panatta, Cladio Castellani e Raffaele Giannoni.

Vencedores do Grande Prémio anterior e uma das equipas favoritas para o título deste fim-de-semana na Classe Evolution, o Thuraya atingiu temperaturas demasiado elevadas e incendiou-se durante os testes realizados no mar. Com chamas a mais de 2m de altura rodearam o cockpit e a tripulação teve que abandonar d e imediato o barco. Foram levadas para o centro médico elo barcos de apoio e todos escaparam sem qualquer ferimento. O barco foi rebocado para o porto onde foram analisados a totalidade dos estragos sendo forçado a desistir de disputar este Grande Prémio


Segundo Cladio Castellani, condutor do Thuraya: “Ouvimos uma grande explosão atrás de nós e assim que a tampa do motor saltou vimos as chamas. Verificámos d imediato que era grande e abandonámos o barco. Estamos bem mas não sabemos ainda a dimensão dos estragos. Este campeonato para nós está fora de questão e vamos ter que decidir quanto ao Campeonato em Cowes. Vamos ter que apressar a preparação dum novo barco.

Acerca deste Campeonato
Com cerca de 20 monocascos open a competirem em cada volta, o Campeonato do Mundo UIM Powerboat P1 oferece um grande espectáculo e velocidade e performance.
Prova aberta a barcos a gasolina e a diesel em duas categorias a Classe Evolution e a Classe Super Sport.




A Classe Evolution de barcos com comprimentos mínimos de 11m e 13 m com motores interiores e peso de4.250 kg mínimo. Estes barcos podem atingir velocidades na ordem dos 100 milhas/hora (equivalente em terra a 20 milhas/hora). O regulamento define a relação potência peso na ordem de 1 cv por 3.5 kg com uma velocidade média máxima na ordem das 87 milhas/por hora e velocidade máxima de 95 milhas /hora.

A Classe SuperSport de barcos e motores de produção standard, cada um com um comprimento mínimo de 10 e máximo de 13 m e uma relação potência peso na ordem de 1 cv por 4,5 kg. A capacidade dos motores também não deve exceder 6000cc com os motores a diesel limitados a 8300cc. Os SuperBoats correm a velocidades máximas de 75mph em curva e 80 mph em linha recta.

Cada embarcação pode ter um máximo de 3 pilotos durante a corrida. Normalmente isto compreende um condutor, um navegador e um homem ao acelerador.

No Calendário deste ano vamos contar com a presença em Oeiras do Grand Prix of Portugal 2006 que promete ser um grande espectáculo. A não perder.

Calendário de 2006
Malta 13 e 14 de Maio – Valeta
Itália 3 e 4 de Junho – Anzio
Alemanha 1 e 2 de Julho – Travemunde
Mediterrâneo 29 e 30 de Julho – Galippoli
Inglaterra 26 e 27 de Agosto – Cowes

Portugal 30/9 e 1/10 – Oeiras

Para saber mais visite www.powerboatp1.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta