Após ter sido publicado no dia 1 de Julho, em Diário da República, o concurso público para a empreitada de dragagens de manutenção na barra do porto da Póvoa de Varzim, Aires Pereira fez questão de realçar a importância desta medida, no passado dia 3 de julho, na Sessão de Assembleia Municipal. Acho que é muito importante que se assegurem as condições de acesso ao porto, transmitiu o Presidente da Câmara Municipal, continuando naturalmente, e já disse isto muitas vezes e fi-lo sentir às pessoas responsáveis, que o levantamento que foi feito aponta para uma quantidade de dragagem muito perto dos 450 mil metros cúbicos de areia, uma vez que o porto não é dragado há mais de 10 anos em condições.
No entanto, o edil considera que não se pode perder esta janela de oportunidade e esta disponibilidade financeira para se dragarem cerca de 150 mil metros cúbicos de areia, fundamentalmente, criar um corredor de acesso à parte piscatória e criar condições de acessibilidade à nossa barra para que os pescadores consigam operar para depois avançarmos com aquilo que é a dragagem definitiva.
Aires Pereira advertiu que já todos começamos a perceber a importância que o porto vai adquirir devido a algumas alterações que vão surgir em portos vizinhos no que diz respeito à pesca. E não é por acaso também que está ser feita uma intervenção na Docapesca.
O autarca revelou ainda que não sou apologista do tudo ou nada. Acho que o país vive circunstâncias especiais e se fossemos para uma dragagem com um valor muito superior a um milhão de euros teríamos um prazo de concurso excessivo e que atiraria este processo para o mês de outubro e é impossível dragar depois do mês de outubro.
Portanto, acho que um passo de cada vez e fazer sentir aos responsáveis a importância do porto da Póvoa, da maior comunidade piscatória do país, esta que diz respeito à Póvoa de Varzim e a Vila do Conde. Considera que o passo que se deu foi muito importante e agora vamos continuar a trabalhar no sentido de resolver estas questões.
O Presidente da Câmara Municipal informou ainda que a partir de segunda-feira, 7 de julho, há um conjunto de parques infantis que vão ser substituídos. Vamos começar pelo parque do Alto Martim Vaz e prosseguir, quer colocando parques novos quer na substituição de alguns que estão manifestamente a precisar de manutenção.
Aires Pereira esclareceu sobre a empreitada da obra Remodelação e ampliação do sistema intercetor entre Aver-o-Mar e ETAR PV/VC: obra sistema elevatório de Agro Velho: A obra já está consignada e prestes a avançar a sua execução. É uma obra de cerca de meio milhão de euros que vai substituir definitivamente estação existente nas traseiras do prédio de 28 andares.
É uma obra que nos vai dar garantias para o transporte e a elevação do saneamento de modo a não termos avarias que possam por em causa as nossas bandeiras azuis. Portanto, trata-se de um investimento importantíssimo e estratégico fundamental que conto estar concluído até ao final do ano.
Dragagem na barra do Porto da Póvoa: um passo muito importante
0
Partilhe