Na perspectiva das empresas representadas na APECATE, o mar é um recurso multifacetado de grande importância, quer como palco de eventos, desportivos e outros, quer como território de eleição para actividades de animação turística como o surfing, a observação de cetáceos, o coasteering, os passeios de barco ou o mergulho.
Mas tem sido, também, um mar de problemas. Se abundam os estudos sobre os recursos oceânicos nacionais, os excessos burocráticos e as mentalidades anti-simplex, os critérios de utilização de territórios partilhados e a necessária compatibilização dos interesses dos seus diversos utilizadores, são questões, entre outras, que estão longe de estar bem resolvidas. Pelo contrário, continuam a dificultar o exercício desta actividade profissional.
No Painel 2, cujo título é elucidativo da problemática em causa, O Mar – Abrir horizontes, ordenar, libertar, os congressistas vão ser chamados a participar num desafio exigente. Depois da intervenção de António José Correia que, em representação da Forum Oceano, apresentará o estado das coisas no que respeita às Estações Náuticas enquanto estruturas agregadoras da oferta, que podem contribuir para o ordenamento dos serviços e actividades que acolhem, o Painel vai prosseguir sob a forma de mesa redonda em diálogo directo com a assembleia, a partir de temáticas despoletadas por António Sá Leal e José Saleiro. O objectivo é apenas um: inventariar os problemas concretos que afectam a operação marítimo-turística, analisar eventuais causas a jusante e produzir recomendações que permitam a sua solução.
A dimensão prática deste Congresso terá outro momento alto com o Painel 4, em particular com Catarina Moreira, consultora da Be Digital, cuja experiência no sector empresarial lhe permitirá transformar a sua comunicação numa verdadeira acção de formação em Marketing Digital. Em seguida, Cristina Lira, jornalista de Turismo no Brasil, vai trazer-nos a sua visão sobre eventos de promoção e marketing de produtos e destinos; a finalizar o painel, Joaquim Pires, em representação do Turismo de Portugal IP, apresentará a plataforma de promoção da Meeting Industry, criada por este organismo, momento adequado para todos os que a têm utilizado e/ou criticado poderem apresentar os seus pontos de vista e sugestões.
Para mais informações sobre o Congresso da APECATE poderá aceder aqui.