O construtor ucraniano Brig é um estaleiro recente que apostou na concepção e construção de embarcações de qualidade onde a componente construção está aliada ao design.
O Brig 645 é definitivamente um modelo de semi-rígido concebido para uma clientela diferente do habitual utilizador deste tipo de embarcações. O nível de acabamentos e de soluções de lay-out transportam este barco para uma clientela mais sofisticada que utiliza o barco somente numa vertente de lazer.
São três os pontos que mais me agradaram neste modelo: performance, estética e arrumação. Em relação à performance a conjugação de um casco em V profundo com um motor evoluído tecnicamente como é o caso do Honda BF 150 equipado com VTEC, não poderia ser melhor. O VTEC é uma tecnologia exclusiva da Honda e significa Controlo Electrónico do Comando e Abertura Variável das Válvulas. O VTEC varia a elevação e a duração da abertura das válvulas da admissão para proporcionar performance óptima a baixa e alta rotação. O sistema VTEC utiliza uma árvore de cames com ressaltos de baixo perfil para funcionar a baixa rotação. Às 4 500 rpm, o VTEC engrena os ressaltos de alto perfil para o funcionamento a alta rotação. O resultado é um motor extremamente eficiente, com uma curva de binário mais larga e mais plana, para além de uma entrega de potência suave ao longo de toda a gama de funcionamento do motor.
O lay-out do Brig 6.45 foi concebido para uma utilização mais de passeio. |
A componente estética e a qualidade de acabamentos estão bem patentes neste modelo. As linhas são harmoniosas e a distribuição dos volumes a bordo cuidada. Analisando o lay-out do Brig 645 verificamos que foram criadas três zonas distintas para estar. A zona da proa está preparada para desfrutarmos do sol, a meio temos o posto de pilotagem com um banco duplo mas com assentos independentes e reguláveis, à popa temos um banco a toda a largura da embarcação e uma mesa rebatível implanta nas costas do banco do piloto. A zona da popa é a mais bem conseguida de toda a embarcação, o banco é confortável e possui de ambos lados um suporte para copos. O arco de luzes em fibra para além de alojar as luzes de navegação, colunas de som e antenas serve, também, para auxiliar a entrada para bordo e facilita o acesso à plataforma de popa.
A capacidade de arrumação é pouco vulgar para uma embarcação com esta dimensão sendo inúmeros os cofres e porões existentes ao longo da embarcação.
Um factor que poderá condicionar a compra de uma embarcação como é o Brig 645 é a ausência de uma pequena casa de banho.
A Navegar
O Brig 645 mostrou todo o seu potencial quando navegámos nas águas de Cascais. Equipado com um motor Honda / BF150 e com três adultos a bordo, atingimos a velocidade máxima de 39,9 nós. A qualidade de navegação deve-se a uma conjugação perfeita entre um casco em V e um motor de grande qualidade equipado com tecnologia VTEC.
A potência de 150 Cv é a recomendada pelo fabricante e, pareceu-nos mais do que suficiente para as necessidades de um barco com as características do Brig 645.
A consola central possui espaço suficiente para instalação de equipamento de ajuda à navegação. |
Experimentámos a embarcação com duas condições distintas de mar ondulação larga e sem ondulação e em ambas as situações o comportamento do conjunto foi muito bom. Claro está que um bom casco sem um bom motor não faz milagres e, neste caso tivemos a oportunidade de conjugar estas duas componentes. Se por um lado o casco em V do Brig 645 lhe proporcionava uma boa direccionalidade e um navegar confortável, o BF 150 equipado com a tecnologia VTEC era a alma do conjunto. Tendo em conta que o Brig 645 com o BF 150 pesa aproximadamente 667 kg e se acrescentarmos mais três adultos estamos a falar de um peso total de cerca de 950 kg mas, mesmo assim, o conjunto planou em apenas 2,16 segundos. Outro valor curioso obtido foi o do mínimo a planar às 2400 rpm e a fazer 12,5 nós. Já na aceleração atingimos as 5000 rpm em apenas 6,48 segundas e a fazer uma velocidade 30 nós.
A estes bons resultados não é alheia a boa distribuição dos pesos a bordo. Se tivermos atenção verificamos que a consola central está implantada bem à frente evitando, desta forma, uma concentração do peso à popa. Este pormenor é o suficiente para ajudar o barco a planar mais cedo e quando a navegar não é tão necessário a utilização do trim para equilibrar o conjunto.
O primeiro contacto com o posto de pilotagem é agradável devido a um bom dimensionamento da consola e do banco (com duas posições). Esta boa relação permite uma condução confortável tanto na posição sentada como de pé.
Interior
O lay-out interior do Brig 645 é marcadamente destinado para uma utilização em cruzeiro ou na prática de desportos náuticos. Se por um lado a qualidade do equipamento permite uma utilização em simples passeio a implementação de mastro de ski permite a prática de desportos náuticos.
Ao nível dos espaços para arrumos o Brig 645 possui seis cofres distintos. À proa temos dois, um para p ferro e respectivo cabo e outro para arrumos em geral. Na zona da consola central temos um espaço por debaixo do banco situado à frente da consola, na interior da consola e por debaixo do banco de pilotagem. À popa e por debaixo do banco temos um amplo espaço para as baterias e palamenta em geral. O depósito de combustível e de água ficam situados a meio da embarcação no enfiamento da consola central.
Ficha técnica do motor
Modelo BF150
Origem Japão
Fabricante Honda
Tipo 4 cilindros em linha, DOHC
Cilindrada (cm³) 2.354
Potência 150 Cv
Peso a seco 217 Kg
Ficha técnica
Modelo 6,45
Origem Ucrânia
Fabricante Brig
Comprimento 6,48 m
Comprimento interior 4,60 m
Boca 2,50 m
Largura interior 1,40 m
Ø do flutuador 0,55 m
Nº. de câmaras 5
Peso 450 kg
Potência recomendada 150 Cv
Potência máx. 175 Cv
Comercialização Parede Náutica
Medições
A Planar em 2,16 s
Mínimo a planar a 12,5 nós / 2400 rpm
Aceleração até às 5000 rpm em 6,48 s e 30 nós
Velocidade máx. 39,9 nós às 5500 rpm
3000 rpm / 19,5 nós
3500 rpm / 23,5 nós
4000 rpm / 29,8 nós
4500 rpm / 34 nós
5000 rpm / 37 nós
5500 rpm / 39,9 nós