Kings Coast Vence 4.º Concurso de Ideias de Negócio de Cascais
O projecto foi seleccionado durante a final do 4.º Concurso de Ideais de Negócio de Cascais (CINC) da DNA Cascais, que se realizou no dia 8 de Junho, no Centro Cultural de Cascais.
O Kings Coast prevê o incoming de paquetes de luxo em Cascais e a disponibilização de outros serviços associados ao turismo, nomeadamente golf, prova de vinhos, degustação gastronómica e passeios turísticos no Concelho. Foi promovido por Eurico Paes, Manuel Pinheiro e Paulo Dias, e está integrado na área de Turismo.
O projecto foi contemplado com um prémio monetário de 2.500 euros em conta BPI, para realização de parte do capital social da nova empresa ou para reforço de capital no caso da empresa já estiver formada. Terá também acesso directo à semi-final do concurso START Prémio Nacional de Empreendedorismo, onde será candidato a prémios que ascendem a 300 mil euros.Carlos Carreiras, presidente da DNA Cascais e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), afirma que esta foi a edição do CINC onde foram apresentadas mais candidaturas um total de 76. O crescente interesse e participação demonstram que os empreendedores do Concelho encaram com uma nova perspectiva a possibilidade de criarem os seus negócios. É essa mudança de mentalidades que pretendíamos ao criar a DNA Cascais, e é com enorme satisfação que constatamos que esse objectivo foi atingido. Criando um Cascais Positivo, estamos a contribuir para um Portugal Positivo.
Os vencedores consideram que a DNA Cascais é sem dúvida uma grande ajuda para este projecto. São pequenas empresas como esta que vão salvar o país. Todas as regiões deviam ter uma agência DNA.
Para a escolha do projecto vencedor, entre os 18 finalistas, foi determinante o seu grau de inovação, a sua exequibilidade, o seu impacto económico no sector e o currículo e envolvimento dos seus promotores.
Este ano concorreram ao CINC 76 projectos, maioritariamente na área de Comércio e Serviços (31), seguidos do Ambiente (11), Turismo (13), Saúde (7), Energia (6) e outras áreas (8).
O júri foi constituído por:
Carlos Carreiras Vice-presidente da CMC e Presidente DNA Cascais
Miguel Pinto Luz Vereador da Juventude e Actividades Económicas da CMC e Administrador da DNA Cascais
Rita Seabra Gestora do Programa FINICIA do IAPMEI
Luís Botelho Director de Marketing do Banco BPI
Paulo Andrez Vice-Presidente da EBAN e Presidente do Clube de Cascais – Business Angels
João Fernandes Administrador da InovCapital
Rui Mendes Silva Gestor de Clientes da Lisgarante
Armando Correia Presidente da Direcção da Associação Empresarial do Concelho de Cascais
Pedro Falcão Director de Investimentos da NOVABASE CAPITAL
Nuno Miranda Administrador da ASK – CAPITAL DE RISCO
O CINC, promovido pela DNA Cascais, é aberto a empresas recentemente constituídas ou autores de novos projectos, visando fomentar o empreendorismo no concelho e revelar novas propostas de negócio, junto de pessoas ou empresas interessadas em apostar em projectos empresariais inovadores.
Lista dos projectos finalistas:
Geosenses – Monitorização de poluentes atmosféricos (promotor: João Castro; área: Ambiente)
3R+ – Criação de embalagem para recolha óleos alimentares domésticos usados (promotor: Helena Fernandes; área: Ambiente)
Green Drive – Partilha de automóveis entre cidadãos com sistema de créditos ambientais (promotor: Pedro Branco; área: Ambiente).
OSHI Hands – Toalhetes descartáveis OSHI (promotor: Luís Ferreira; área: Comércio / Serviços)
Harai Moon Restaurante de fusão e sushi pré-embalado para grandes superfícies (Promotor: Gonçalo Sousa; área: Comércio / Serviços)
Bia Project – Produção e comercialização de nova cerveja (Promotor: Rui Cardoso; área: Comércio / Serviços)
Green Cars Rent-a-Car – Aluguer de veículos híbridos (promotor: David Pereira; área: Energia);
H2ighFicienCy – Concepção de sistemas baseados em células de combustível de hidrogénio (promotor: António Soares; área: Energia);
Electric Way – Transformação de veículos com motores térmicos em viaturas com motores eléctricos (promotor: Miguel Ruela; área: Energia);
CloseTask – Serviço online de folha de horas (promotor: Hugo Silva; área: Outras áreas de negócio);
Innov XXI – Criação de uma marca automóvel portuguesa (promotor: Ricardo Baeta; área: Outras áreas de negócio);
Diving in Portugal – Portal sobre a prática de mergulho (promotor: José Guimarães; área: Outras áreas de negócio)
Purple Energy – “Hub” de terapias alternativas (promotor: Rita Rimígio; área: Saúde);
Projecto MU:D – Massagens low-cost no trabalho (promotor: Paula Loureiro; área: Saúde);
Saudável Tentação – Serviço nutricional individualizado com acompanhamento gastronómico (promotor: Marco Viveiros; área: Saúde);
King´s Coast – Incoming de paquetes de luxo para Cascais (promotor: Eurico Paes; área: Turismo);
Drive&Find – Passeios turísticos em carros eléctricos (promotor: Pedro Guedes; área: Turismo);
Livre Conceito – Turismo de Natureza e Turismo Acessível (promotor: Marina Polo; área: Turismo).