Neste percurso, com 61 MN, fomos navegar para redescobrir o Barlavento Algarvio. Partimos de Lagos rumo a Sagres e ao Cabo de São Vicente, fomos visitar o Porto da Baleeira para depois rumarmos a Portimão e, novamente a Lagos.
Condições meteorológicas e de mar excelentes permitiram-nos navegar numa das zonas mais bonitas da costa continental portuguesa.
Por onde navegámos
Cores profundas
Neste segundo percurso pela costa algarvia navegámos por paisagens deslumbrantes e avistámos locais cheios de história. Lagos, Sagres e o Cabo de São Vicente remetem-nos para outros tempos e para outras realidades. Hoje em dia, o barlavento algarvio é marcado pelo turismo e pela pressão imobiliária que tem alterado significativamente a paisagem e o pulsar das povoações. Esta nova realidade proporcionou um crescimento económico na região e as atividades náuticas, entre outras, deixaram de ser sazonais. Em Lagos e Portimão, em pleno Outubro, as empresas de Marítimo
Turística efetuam diversas saídas diárias, os restaurantes estão abertos e a trabalhar, as empresas de náutica com trabalho, uma dinâmica interessante de verificar.
Para além da história ligada aos descobrimentos esta região também é excelente para a observação de mamíferos marinhas desde golfinhos comuns a orcas e baleias. Nesta nossa estada não avistámos nenhum mas, no porto da Baleeira, existe uma empresa (Mar Ilimitado) especializada na observação, que poderá ser um parceiro para complementar a visita à região.
Como já referi a beleza natural marca, em definitivo, este percurso através do tom dourado das falésias e do azul profundo da cor do mar junto ao Cabo de São Vicente. É no cabo que apanhamos uma ondulação diferente e que marca a transição para a costa Atlântica. Ao longo do percurso temos pequenas enseadas com águas cristalinas e praias paradisíacas, por vezes só são acessíveis pela água.
Nestas coisas de navegar um dos temas que vem sempre à conversa é onde vamos comer! Teria de ser um local com a possibilidade de atracar o barco e o destino escolhido foi Portimão. Normalmente quando fazemos testes de barcos em Portimão vamos comer aos restaurantes ribeirinhos junto às pontes metálicas que possuem um pequeno pontão. O peixe é de qualidade, o serviço é bom e os preços não são exagerados. Os besugos e o salmonete acompanhados pela deliciosa salada algarvia estavam no ponto…
No regresso a Lagos ainda entrámos na bela ria de Alvor mas, a baixa mar, não deu grande possibilidade de explorar o local. Fica para uma próxima!
Chegámos a Lagos com uma bela luz de Outono, fomos visitar a marina e depois retirámos o barco na grua situada na Sopromar. Um serviço impecável e muito profissional com boas condições de atracagem e de preparação do barco.
Caracterização
De Sagres a Lagos o vento dominante é de N, para Leste de Lagos o vento dominante é SW (vento mais forte). O Levante , vento do quadrante E é importante na costa sul. Tem geralmente força 3 ou 4 mas atinge com alguma frequência força 6. Ao nível da agitação marítima a costa sul é mais desfavorável com o Mar de Sudoeste e, é nestas condições que ocorrem os maiores temporais (ondas de 2 a 3 m). No Mar de Levante a ondulação tem uma direção bem definida e pode atingir os 2 m.
Não são comuns os nevoeiros nesta região, razão porque só existe um sinal sonoro no Cabo de São Vicente.
O Porto de Lagos situa-se no lado W da ampla baía de Lagos, a cerca de 18 MN a E do Cabo de São Vicente e 6,5 MN a W do Porto de Portimão. O mau tempo de S e o “levante” provocam más condições na barra e na zona protegida pelos molhes.
O Porto da Baleeira é dedicado à pesca e sem infraestruturas para a navegação de recreio. É abrigado em relação à ondulação e vento exceto quando há “levante” (vento do quadrante E).
O Porto de Portimão fica situado no estuário do rio Arade e a entrada está protegida por dois molhes: o molhe W com cerca de 820 m e o molhe E com cerca de 680 m. O porto interior encontra-se abrigado da ondulação de todos os quadrantes sendo, anteporto, sensível à ondulação dos quadrantes S e W.
Aves que podemos observar
Este percurso de 61 MN é muito rico ao nível da observação de aves. Segundo o Aves de Portugal (www.avesdeportugal.info) podemos observar na região as seguintes aves aquáticas, em diferentes épocas do ano: ganso-patola, corvo-marinho-de-faces-brancas, corvo-marinho-de-crista, borrelho-de-coleira-interrompida, maçarico-galego, rola-do-mar, gaivota-argêntea e moleiro-grande.
Todos os anos e, no mês de Outubro, a SPEA organiza um festival de Observação de Aves com atividades em terra e no mar. Pode funcionar como uma primeira experiência na região…
Infraestruturas e apoios
Em Lagos
Marina de Lagos
Com 462 postos de amarração para embarcações até 30 metros e uma bacia dragada à cota de -3,0 m na baixa-mar. Fornecimento de água e eletricidade 16/32/64 Amp. O acesso marítimo à marina é permanente e feito por um canal bem iluminado e protegido.
O acesso aos pontões e às instalações de apoio é controlado por um sistema de abertura com cartões magnéticos, fornecidos na Receção mediante caução, restituída com a devolução dos cartões no final da estadia.
Junto ao cais da receção temos um posto de abastecimento de combustível.
Receção da Marina: +351 282 770 210
No Porto de Lagos a marina está bem integrada na cidade e, quando se navega no canal de acesso temos, a estibordo uma doca dedicada à pesca mas também de acesso a rampas e estaleiros. Podemos colocar e retirar o barco da água na rampa situada no topo da doca ou através da empresa Sopromar que possui rampa e grua. Nós utilizámos o serviço da Sopromar e correu tudo muito bem…e, para além disso, possui uma das melhores lojas de aprestos para a Náutica.
Assistência
Sopromar em Lagos
Estrada Sopromar Estaleiro nº1 8600-716 Lagos
T: +351 282 763 889 / geral@sopromar.com
Capitania do Porto de Lagos
Avenida dos Descobrimentos, 8600-645 Lagos
Tlf: + 351 282 788 464 / capitania.lagos@amn.pt
Em Portimão
Marina de Portimão
Com 620 postos de amarração a Marina de Portimão comporta embarcações até 50 m, com calado máximo de 4,2 metros. Estão equipados com eletricidade 16/32/63 amp. e água, recolha diária de lixo e óleos. A entrada da Marina é de fácil acesso, sendo a mais espaçosa do país. Acesso aos pontões é efetuado através de um sistema de controlo de entradas usando um código de acesso secreto disponibilizado após a entrada da embarcação.
O fornecimento de combustível está à disposição diariamente, no horário de funcionamento definido. Por razões de segurança todos os abastecimentos são efetuados na parte interior do Quebra-Mar Norte. Para o efeito, é favor contactar a Receção diretamente ou VHF 9.
Receção: T. +351 282 400 680 / + 351 912 448 373 / reservas@marinadeportimao.com.pt
Ao nível das infraestruturas de apoio à Náutica de Recreio, a zona de Portimão, é uma das mais ricas de Portugal.
A Marina de Portimão, a Doca de São Francisco e os inúmeros cais existentes (alguns com postos de combustível) na margem direita do rio Arade proporcionam um bom acolhimento às embarcações. A existência de rampas (porto de pesca e C.N. de Portimão) também facilitam o acesso à água. A rampa situada em Ferragudo não é muito operacional…
Ao nível da reparação, elevação de barcos e venda de aprestos, os estaleiros e lojas situadas no porto de pesca / Docapesca, no Parchal, têm tudo o que é necessário para prestar um apoio de qualidade.
Assistência
Angel Pilot / Porti Nauta
Complexo dos Estaleiros Navais, Lote E – 8400-278 Parchal – Lagoa – Portugal
T: +351 282 343 086 / info@angelpilot.com
Sopromar em Portimão
Complexo dos Estaleiros Navais do Porto de Portimão Doca Pesca 8400-278 Parchal – Portimão
T: +351 282 425 173 / portimao@sopromar.com
Orlando Rosas & Filhos
EN 125 – Sitio das Areias 8365-307 Alcantarilha
T: +351 282412349 / orlandorosa.filhos@gmail.com
Capitania do Porto de Portimão
Largo do Dique, 8500-503 Portimão
Tlf: +351 282 424 777 / capitania.portimao@amn.pt
Na Baleeira
O Porto da Baleeira encontra-se localizado na parte Oeste da costa Sul do Algarve, aproximadamente a 1,5 milhas da Ponta de Sagres e a 5 milhas do Cabo de São Vicente.
Trata-se de um porto pesqueiro sem infraestruturas específicas para a Náutica de Recreio, mas aqui pode encontrar abrigo.
O porto é protegido por um molhe com cerca de 380 m de comprimento, que nasce na ponta da Baleeira e se desenvolve aproximadamente para NNE. Na zona abrigada temos duas rampas de varadouro e um pequeno cais de abastecimento. Existe um posto de abastecimento de combustível.
No porto existem diversas empresas Marítimo Turísticas a operar na observação de aves e cetáceos e no mergulho. Existe um pequeno restaurante/café no edifício da Docapesca.
Delegação Marítima de Sagres
Rua das Naus, 8650-368 Sagres
Tlf: +351 282 624 210 / delegmar.sagres@amn.pt
Estação Salva-vidas de Sagres
Tlf: 282 624 353 / 919 670 205