Destino: A Costa Azul

0

Entre o Oceano Atlântico e o Rio Sado, Sesimbra, Setúbal e Troia são locais de excelência para o Turismo Náutico e para a prática da Náutica de Recreio.

O enquadramento natural fabuloso, um oceano repleto de vida selvagem, um rio grandioso e a sua baía servidos por infra-estruturas de apoio modernas, geralmente, bem equipadas e com serviços adequados fazem com que esta região seja a de maior potencial para a Náutica de Recreio em Portugal continental.

Esta região é muito forte no que diz respeito à observação de mamíferos marinhos e aves. O fundo do mar é rico e diversificado ao nível das espécies que se podem ver graças, sem dúvida, à criação do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha. Ao nível paisagístico possui uma beleza natural única com as arribas a contrastarem com praias paradisíacas de areia fina. A gastronomia é original e os produtos do mar são os grandes protagonistas. Os programas de navegação são variados e ajustam-se facilmente às condições meteorológicas e de mar. A cultura e a história estão presentes através de regatas, museus, gastronomia, exposições e ruínas romanas.

Caracterização da linha de costa
Temos duas situações completamente diferentes na linha de costa: antes e depois da foz do rio Sado.
Do cabo Espichel à foz do rio Sado, na distância de 15 M, a costa desenvolve-se um tanto recortada, na direção geral de ENE. Neste troço a paisagem costeira é de arriba escalvada caindo abruptamente sobre o mar. Até à Marina de Sesimbra podemos ver pequenas praias e reentranças nomeadamente a Praia da Baleeira, Praia das Carmesines, Praia de Vale de Covo, Praia do Inferno, Praia da Mijona e Praia do Ribeiro do Cavalo.
O porto de Sesimbra e a sua marina situam-se sensivelmente a meia distância entre o Cabo Espichel e a barra de Setúbal. O porto é muito abrigado da ondulação e dos ventos.
O porto de Setúbal fica situado no vasto estuário do rio Sado, o qual comunica com o mar através de uma barra que se estende por cerca de 3 milhas. Ao nível das correntes, as mais fortes observam-se entre o forte do Outão e o forte de Albarquel e ao longo da península de Tróia, podendo atingir 2 nós. Os ventos predominantes no porto de Setúbal são de N e NW e ocorrem ao longo de todo o ano. O vento de SW é o que mais afecta o porto, quer na barra como no interior.

Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha
A diversidade de fauna e flora subaquática existente atualmente na região muito se deve à criação do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha em homenagem ao importante naturalista e oceanógrafo português.
…Trata-se da área marinha Protegida do Parque Natural da Arrábida (criado em 1998 através do DR. Nº 23/98 de 14 de Outubro) com cerca de 53 km2 de área correspondente aos 38 km de costa rochosa entre a praia da Figueirinha, na saída do estuário do Sado e a praia da Foz a norte do Cabo Espichel.
Apresenta uma variedade grande de fundos de natureza rochosa e arenosa numa gama de profundidades até aos 100 metros. Entre zonas muito abrigadas da agitação marítima, como no caso das numerosas enseadas existentes na base das escarpas costeiras, até zonas de forte ondulação como no Espichel, este parque está ainda incluído na lista nacional de sítios da Rede Natura 2000 – sítio Arrábida-Espichel.
É uma área com elevadíssima biodiversidade, conhecendo-se cerca de 1350 espécies da fauna e flora marinhas. A sua riqueza não tem igual quer a nível nacional quer europeu. Desde sempre que é conhecida por ter suportado importantes pescarias, estando ainda associada ao despertar da oceanografia biológica em Portugal nos finais do séc. XIX com os trabalhos do Rei D. Carlos e de outros naturalistas locais e das grandes universidades da altura…”.
Para quem navega na região convém consultar o site do parque pois existem diferentes zonas de proteção da total à parcial, normas de acesso às praias e zonas de mergulho.

Gastronomia baseada no peixe
Quando se fala da região de Setúbal e da sua gastronomia, a qualidade do seu peixe é uma realidade. Há muito que os portugueses descobriram o potencial do peixe de Setúbal aliado a uma gastronomia requintada ou mais popular. Quem visita setúbal “arrica-se” a comer peixe bem confecionado e a preços acessíveis.
A autarquia de Setúbal está ciente deste potencial e, em 2015, lançou a marca “Setúbal Terra de Peixe” um eixo comunicacional no qual se centraliza um vasto conjunto de ações concertadas de promoção da gastronomia local nomeadamente, através defestivais gastronómicos e da certificação do peixe de qualidade apanhado na costa do concelho e servido nos restaurantes locais.
Sesimbra, nos anos 50 do século XX, era conhecida pelo espadarte mas, hoje em dia, são outras as espécies que fazem da região um destino para os apreciadores de pratos de peixe. O Leitão Malhado ou, como é conhecido em Sesimbra, Cão-do-monte ou Cademonte, é um peixe da classe dos tubarões, capturado pelas embarcações de pesca do palangre de profundidade.
Depois de recolhido, é aberto e posto a secar envolvido em sal, pendurado, de preferência à sombra, durante alguns dias.
É comum encontrá-lo nos armazéns de pescadores, no Porto de Abrigo, e até nas cordas de estender a roupa, nalgumas ruas da vila.
Embora se possa comer frito, em fresco, o pescador encontrou neste peixe, já seco, uma opção para as refeições, principalmente no Inverno e nos dias de vendaval, que impediam a ida para o mar.
O sabor e textura tornam-no muito apreciado, havendo quem o considere ainda mais saboroso do que o bacalhau.
O peixe-espada preto pode provar-se em quase todos os estabelecimentos de restauração. As formas mais tradicionais de confecção são guisado com batatas e ervilhas, grelhado à posta ou frito em filetes. A sua qualidade tem inspirado os restaurantes a apresentar receitas inovadoras e, hoje, é possível descobri-lo das mais diversas formas ao longo de todo o ano em Sesimbra.

INFRA-ESTRUTURAS

Doca das Fontainhas_Setúbal

Latitude: 08° 55´ N – Longitude: 38° 30´ W

A Doca das Fontainhas, em Setúbal, é operada pela APSS – Admin. dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA. A doca está localizada na extremidade oeste da Doca do Comércio a qual também alberga o cais dos ferries. Trata-se de uma infraestrutura de acesso reservado que possui uma capacidade de albergar 150 embarcações nos seus pontões flutuantes e o calado máximo é na ordem dos 3 m. Durante a enchente e a vazante a corrente à entrada da doca corre atravessada podendo atingir 3-4 nós.
A Doca das Fontainhas está equipada com posto de abastecimento de combustível.

Contactos:
APSS – Admin. dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA
Av. Jaime Rebelo, Doca de Recreio Fontaínhas 2904 409 Setúbal
+ 351 265 542 076 / docadasfontainhas@portodesetubal.pt / www.portodesetubal.pt

Marina de Sesimbra

Latitude: 09° 07´ N – Longitude: 38° 26´ W

A Marina do Clube Naval de Sesimbra, foi um sonho de muitas gerações, uma velha aspiração do Clube Naval e da Vila de Sesimbra. Equipamento Fundamental para o desenvolvimento do Turismo e da Náutica de Recreio, não só no verão, como ao longo de todo o ano. O porto, bem protegido por um quebra mar de 900m, está localizado a 2Km de Sesimbra. As marcas relevantes são o farol do Cabo Espichel e o farol do Forte do Cavalo. Na aproximação pelo norte dar um resguardo de 0,5M à costa. Deve ter-se cuidado com a área de cabo submarinos onde não é permitido fundear. As nortadas são frequentes, levantando-se ao final da tarde.
A infraestrutura é de acesso restrito, possui todo o tipo de serviço de apoio ao navegante e posto de abastecimento de combustível.
Calado entrada: 18,0 m
Calado máximo: 5,0 m
Calado Cais/Pontão: 18,0 m
Tipo Estruturas: Pontões flutuantes
Amarrações: 234

Contactos:
Clube Naval de Sesimbra
Porto de Abrigo 2970 000 Sesimbra
+351 212 233 451 / secnaval.sesimbra@mail.telepac.pt / http://www.naval-sesimbra.pt/marina

Troia Marina

Latitude: 38°29’39.97” N – Longitude: 8°54’14.27” W

A marina de Tróia foi edificada como parte integrante do Troiaresort e trata-se de uma das infraestruturas de excelência existentes neste complexo turístico.
Situa-se no extremo norte da península de Tróia e destina-se essencialmente ao acesso, manobras e estacionamento de embarcações de recreio.
Possui atualmente capacidade para 184 embarcações de recreio e além de proporcionar aos seus visitantes e utentes todas as comodidades de uma marina de excelência, possui ao seu redor vários restaurantes, esplanadas e lojas que lhe permitirão tirar ainda mais proveito da marina de Tróia.
A marina de Tróia possui Bandeira Azul, um símbolo incontornável de qualidade ambiental e que implica o cumprimento de rigorosos critérios que abrangem áreas como qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços e ainda informação e educação ambiental.
Comprimento, calado e boca máximos das embarcações autorizadas a entrar na marina:
– 18,00 m, 4,00 m, 10 m
A Marina de Troia possui posto de abastecimento de combustível.

Contactos:
Email: marina@troiaresort.pt / http://www.troiaresort.pt/troia-marina/
Telefone: +351 265 499 333

Troia Resort
7570-789 Carvalhal GDL | Portugal

OPINIÕES
Convidamos duas pessoas conhecedoras da região para darem a sua Opinião sobre esta região.

Antero dos Santos* / O Prémio da Beleza da Costa Azul de Portugal
A maravilhosa Costa Azul de Portugal, que engloba Sesimbra, Setúbal e Tróia, apontada por muitos admiradores como a região mais bela do país, domina um espantoso litoral, desde a Lagoa de Albufeira até Sines, banhado, na maioria dos dias, por um mar de um intenso azul-escuro de águas limpas e cristalinas.
Fazer qualquer desporto náutico nesta espantosa paisagem, com uma grande variedade de recursos paisagísticos e ambientais é um valioso prémio, pois ao longo da costa existem falésias rochosas de rara beleza e encontram-se faixas de areia branca e pequenas baías, algumas com pequenas praias, muitas das quais com acesso apenas do mar.
Para os mergulhadores, Sesimbra, a vila pioneira do mergulho com garrafas, oferece hoje um variado leque de empresas dedicadas ao ensino ou organizando saídas para extraordinários mergulhos. Sesimbra é a capital do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, uma área com elevadíssima biodiversidade, conhecendo-se cerca de 1350 espécies de fauna marinha, considerada que tem a maior riqueza a nível europeu.
Devido às características da costa com altas falésias viradas a Sul desde o Cabo Espichel, protegendo toda a beira-mar, é a zona em Portugal onde existem mais dias com excelentes condições para o mergulho. Desde que não haja vento de Levante as águas estão sempre cristalinas e com uma visibilidade de quase 20 metros. Existem imensos locais para mergulhar junto ou fora do Cabo Espichel, não ultrapassando os 40 metros de profundidade. Um dos mais visitados é o navio River Gurara, que naufragou em 1989 e proporciona hoje um emocionante mergulho, em virtude da espantosa vida marinha que tem.
A costa de Sesimbra é rochosa entre a praia da Foz a norte do Cabo Espichel até à praia da Figueirinha, oferecendo em toda a sua extensão inúmeros e diferentes locais para óptimos mergulhos.
Para os apaixonados da pesca lúdica, como não se pode pescar dentro do Parque Marinho Prof. Luís Saldanha a solução é participar nas saídas de pesca organizadas por empresas marítimo-turísticas que oferecem os seus serviços em Sesimbra e em Setúbal.
Como toda a Costa Azul é de uma deslumbrante oferta de espécies de peixes, devido à enorme riqueza do estuário do Sado, pesca-se á linha ao largo de Sesimbra até profundidades de 400 metros espécies como o cantaril e o goraz, ou no estuário e ao Sul de Setúbal, as famosas douradas e os pargos, ou os sargos e as choupas.
Todo o litoral da foz do Sado até Sines está referenciado por milhares de pesqueiros, em virtude disso quem sair numa jornada de pesca, organizada por uma empresa marítimo-turística, pode ter a certeza de não apanhar nenhuma “grade”.
A vela de cruzeiro encontra na Costa Azul condições ímpares para navegar quer seja com muito ou pouco vento, ao mesmo tempo que se usufrui da beleza da paisagem. Vista do mar as imponentes falésias são um permanente espectáculo para os nossos olhos.
Para os velejadores de Lisboa, ou para todos os outros que passem de veleiro ao largo, a Costa Azul é uma excelente alternativa para passar uns dias de férias ou fim-de-semana, agora dispondo do Tróia Marina onde podem atracar.
*Antero dos Santos, Director do jornal Notícias do Mar

By Fátima Martins

José Tourais* / Porque é Sesimbra especial para o turismo subaquático ?
A localização geográfica Sesimbra é por si só uma razão fundamental para que as suas águas sejam um local de eleição à prática do mergulho recreativo, permitindo que esta atividade se faça praticamente ao longo de todo o ano. A configuração da sua costa com uma orientação Leste – Oeste e a protecção da Serra da Arrábida, faz com que o seu mar esteja naturalmente protegido dos ventos e ondulação predominantes de norte. As suas águas abrigadas, tornam-se assim acessíveis, por serem geralmente calmas e tranquilas e com visibilidades relativamente interessantes.
O facto de estar na desembocadura do estuário do Rio Sado e ter águas abrigadas, também proporciona algumas características que sustentam o aparecimento de alguma biodiversidade, com especial incidência de espécies juvenis que ali encontram o habitat naturalmente adequado ao seu desenvolvimento.
A implementação do Parque Natural da Arrábida e mais tarde o Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, neste aspecto em particular, veio também contribuir para um aumento significativo da biodiversidade tanto em quantidade, como no tamanho das espécies observadas. Sabendo-se que a observação da vida marinha no seu ambiente natural são a essência do mergulho, é este factor um aspecto de especial relevância para o sucesso do mergulho em Sesimbra.
A melhoria da oferta dos operadores de mergulho, particularmente no que concerne aos meios e conhecimento e profissionalismo dos seus colaboradores, tem também constituído um pilar muito importante no desenvolvimento do mergulho em geral e particularmente na área de Sesimbra.
Mais e melhor formação, melhor conhecimento dos locais de mergulho, mais informação para a identificação da biodiversidade marinha, por parte dos operacionais das escolas e centros de mergulho, em muito tem contribuído para a melhoria qualitativa dos mergulhos em Sesimbra.
Ao aumento desta oferta em termos qualitativos e quantitativos, tem correspondido o mercado nacional e internacional com uma procura crescente do produto mergulho, que apraz registar, e da qual Sesimbra tira naturalmente os seus dividendos.
Se aliarmos estas considerações das águas abrigadas em função da sua localização e disposição geográfica, ao aumento da biodiversidade e da melhoria das condições oferecidas e juntarmos a proximidade e disponibilidade de um grande centro populacional como é a grande Lisboa e Setúbal, que facilita o acesso e a quantidade de mergulhadores durante praticamente todo o ano, teremos a fórmula certa para o aumento e desenvolvimento do mergulho e outras vertentes do turismo náutico em Sesimbra.
Outros factores a ter em conta são necessariamente as dinâmicas de grupos e instituições, com iniciativas de promoção do produto Sesimbra, das suas gentes, da gastronomia e da beleza da paisagem do Parque Natural da Arrábida.
Alguns problemas haverá ainda por resolver, mas o sector tem encontrado o caminho, para o sucesso que todos desejamos ainda maior nos próximos anos.
José Tourais* / Nautilus Sub

Se não tem barco
Existem diversas empresas Marítimo Turísticas que trabalham nesta região com diferentes tipologias de barcos e programas e, ainda, empresas de aluguer de barcos:
Nautiser Rent / http://www.nautiserrent.com/
BoatCenter / www.boatcenter.pt

Turisbuilding, SA / www.barcoevora.com
Nautur / www.nautur.com
Vertigem Azul / www.vertigemazul.com
Sado Arrábida / www.sadoarrabida.pt
Troia Cruse / www.troiacruze.com
C.N. Setubalense / www.clubenavalsetubalense.pt
C.M. de alcácer / www.cm-alcacerdosal.pt
Rotas do Sal / www.rotasdosal.pt
Ludyesfera / www.ludyesfera.com

INFORMAÇÕES ÚTEIS
APSS,SA
Praça da República 2904-508 Setúbal – Portugal
Tel.: +351 265542000 / geral@portodesetubal.pt / http://www.portodesetubal.pt/

Porto de Abrigo de Sesimbra 2970 Sesimbra – Portugal
Tel.: +351 265542008 / Atendimento ao cliente Tel.: +351 265542000

Câmara Municipal de Setúbal / Informação turísistica
Avenida Luísa Todi, n.º 468, Setúbal, Portugal
Contactos +351 265 545 010 / gatur@mun-setubal.pt / http://visitsetubal.com.pt/

Câmara Municipal de Sesimbra / Posto de Turismo
Largo da Marinha n.º 26 e 27, 2970-657 Sesimbra
Telefone: 21 228 85 40 / Email: turismo@cm-sesimbra.pt

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
http://www.ipma.pt/pt/index.html

Parque Natural da Arrábida
Praça da República . 2900-597 Setúbal
Tel: +351 265541140 / Fax: +351 265541155 / Email: museuoceanografico@gmail.com

Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha
http://biomares-arrabida.ccmar.ualg.pt/parque

Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida
Horário: Aberto ao público de 3ª a 6ª feira das 10h às 16h e Sábados das 15h às 18h. Encerra às 2ª feiras, Domingos e Feriados. Entrada Gratuita.
Contactos: Fortaleza de Sta Maria, Portinho da Arrábida, 2925-378 Azeitão | Tel: +351 265009982 | Email: museuoceanografico@gmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta