O programa decorreu entre a água e os céus e atraiu muito público à Quinta Grande, em Coruche. Foi a edição deste ano do Campeonato Nacional de Wakeboard Air Nautiques, que mostrou o momento de renovação de uma modalidade espectáculo. Martim Freire e Ana Cunha foram as estrelas da jornada.
Foi com uma surpresa vinda dos céus que se deu o arranque oficial da edição deste ano do Campeonato Nacional de Wakeboard Air Nautiques (13/14 Setembro). O Base Jumper Mário Pardo – presença frequente nos telejornais pelos mais arrojados saltos de pontes, penhascos e antenas – foi um dos convidados de honra que marcaram presença na Quinta Grande, às portas da vila de Coruche. Já durante a manhã, algumas figuras bem conhecidas do público receberam o baptismo de Wakeboard sob as indicações do Tri-Campeão Nacional Vasco Trindade: os humoristas Nilton e Francisco Menezes, o actor Paulo Manso e ainda o piloto de automóveis Pedro Couceiro. A competição reuniu cerca de quatro dezenas de atletas de várias idades, com as eliminatórias a realizarem-se no sábado e as finais no domingo. No final os resultados trouxeram um misto de surpresas e confirmações, ficando no ar a sensação de que há sangue novo no Wakeboard e uma renovação de atletas nos lugares mais cobiçados do ranking. A vitória de Martim Freire (Team Wakeboard Portugal) na classe rainha – Open Masculinos – é a prova disso mesmo. Aos 22 anos este recém licenciado em Economia venceu o seu primeiro título de consagrados: Faço Wakeboard há nove anos e este título de Campeão Nacional tem um sabor especial, pois além de ser o primeiro de Open foi conquistado em casa na base onde treino com a minha equipa. Também fiquei contente pelo facto do pódio ter ficado completo pelos meus companheiros de equipa. São eles João Leonardo – actual Campeão Nacional de Wakeskate – e Tiago Moita. Freire, que já praticou Ski, Surf e Snowboard, aposta em voos mais altos: Agora só penso em preparar-me para o Mundial e Europeu do próximo ano!
Em femininos, acabou por confirmar-se o domínio da atleta portuense Ana Cunha – que levou de Coruche o seu quinto título consecutivo de Campeã Nacional: Levar o Penta é sempre algo especial, mas acho que podia ter feito ainda mais manobras. Com 30 anos, esta professora de Educação Física é praticante de Wakeboard deste 2003. Para já o seu próximo objectivo é superar o 9º lugar alcançado no Europeu. Rute Marta e Marta Simões completaram o pódio de Open Femininos.
Sem dúvida uma das grandes revelações deste Campeonato Nacional de Wakeboard Air Nautiques, Bernardo Branco (Team Wakeboard Portugal) arrasou na classe de Juniores – apesar dos seus tenros 12 anos. Praticante da modalidade desde os 5 anos, Branco arriscou uma subida precoce de escalão e colheu os louros. É o novo Campeão Nacional de Juniores, título que junta a dois outros conquistados em épocas anteriores na classe de Rapazes.
Para Vasco Trindade, Tri-Campeão Nacional de Wakeboard (Open) o momento foi de viragem, com a passagem para a classe de Masters (veteranos). E o resultado não podia ter sido melhor: Com este primeiro título de Masters inicio uma nova fase na minha carreira. Quero manter-me activo na competição, incluindo a nível internacional, mas chegou a altura de dar lugar aos mais novos.
A organização do Campeonato Nacional de Wakeboard Air Nautiques, a cargo da Wakeboard Portugal, fez um balanço positivo desta jornada. Correu tudo muito bem, o público aderiu e para isso foram sem dúvida importantes alguns motivos paralelos – como salto do Base Jumper Mário Pardo ou o Show aéreo do candidato português à Red Bull Air Race Luís Garção. O nível competitivo foi elevado e é com agrado que registamos o interesse de gente de outros desportos – como o Kite Surf e Snowboard – pelo Wakeboard – afirmou no final Tiago Ribeiro.
O Campeonato Nacional de Wakeboard Air Nautiques contou com o patrocínio da Correct Craft e os apoios da Castelimo-Volkswagen, Sagres, Reef, Red Bull e Queda Livre.
CLASSIFICAÇÕES
OPEN MASCULINOS
1º Martim Freire (63.8 Pts); 2º João Leonardo (34.3 Pts); 3º Tiago Moita (26.6 Pts)
OPEN FEMININOS
1º Ana Cunha (22 Pts); 2º Rute Marta (11 Pts); 3º Marta Simões (10 Pts)
MASTERS
1º Vasco Trindade (48 Pts); 2º Diogo Magalhães (14.8 Pts); 3º Francisco Pereira (14.3 Pts)
JUNIORES
1º Bernardo Branco (22.8 Pts); 2º Alexandre Moita (18 Pts); 3º Vasco Laranjo (11.3 Pts)
RAPAZES
1º Frederico Almeida (8.9 Pts); 2º Guilherme Braz (7.9 Pts); 3º Duarte Gouveia (2.2 Pts)