O Governo dos EUA anunciou ontem, dia 02 de Abril, a imposição de “tarifas recíprocas” de 20% sobre a importação de produtos da União Europeia.
A European Boating Industry (EBI) manifesta a sua forte oposição a estas tarifas e alerta para os potenciais riscos para as empresas de ambos os lados do Atlântico, bem como para toda a cadeia de valor. A indústria náutica está globalmente integrada, sendo a América do Norte e a Europa os maiores mercados. As tarifas prejudicam as empresas, dificultam o crescimento económico e colocam em risco postos de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PME), que representam a espinha dorsal do setor.
A organização apoia o objetivo da União Europeia de alcançar uma solução negociada com os EUA e a EBI está pronta para contribuir com propostas que promovam o sucesso mútuo da indústria da náutica de recreio. A eliminação definitiva das tarifas impulsionaria o crescimento económico, a criação de emprego e o investimento em ambos os mercados.
A EBI mantém um diálogo contínuo com as instituições da UE. A indústria da náutica de recreio, um setor orgulhosamente “Made in Europe”, é composta por mais de 32.000 empresas e emprega diretamente mais de 280.000 pessoas. Mais de 96% das empresas do setor são PME.