O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2009 ultrapassando outra vez a marca dos sessenta mil visitantes: 64 000 visitantes. Após o record histórico de públicos registado em 2008 (65 000 visitantes), a ambição estratégica do MMI foi direccionada para a consolidação desse acentuado crescimento. Os resultados atingidos confirmam o MMI como um dos museus mais visitados do País e reafirmam-no como o museu municipal que atrai mais público em Portugal. Quer em 2008 quer em 2009, o MMI registou mais dez mil ingressos do que a média anual do quinquénio de 2003-2007 (54 000 visitantes).A desagregação dos dados de público relativos a 2009 permitem confirmar o crescimento do número de visitantes estrangeiros e um recrutamento de públicos cada vez mais ampliado à escala do território nacional. Por outro lado, evidencia-se o crescimento contínuo do número de visitantes do navio-museu Santo André, pólo do MMI, que este ano registou o seu máximo histórico: 34 000 visitantes.
Estas performances contrárias à tendência da maioria dos museus portugueses gratificam a estratégia de crescimento sustentável do MMI, definida e apurada durante os últimos anos. Em 2009, o MMI conheceu um crescimento inédito das suas actividades de extensão e reforçou a sua inserção em redes de trabalho na área dos patrimónios marítimos.
O Plano de Actividades para 2010 prevê diversas acções de renovação das exposições permanentes, um programa audaz de exposições temporárias centrado nas representações artísticas das comunidades marítimas e uma renovação do Serviço Educativo do Museu.
O lançamento de um concurso de nautimodelismo e o lançamento de um prémio de investigação na área das culturas marítimas, são duas iniciativas inovadoras para reforço do projecto cultural do Museu e das suas redes de público.
CULTURA:Museu Marítimo de Ílhavo-64 000 visitantes
0
Partilhe