Os escombros do barco mais famoso da história adormeceram no fundo do mar até que a empresa RMS Titanic. Inc. adquiriu os direitos para resgatar a memória do navio e preservá-la para a posteridade. Lisboa acolhe no Espaço Rossio, a partir de 9 de Maio, a exposição Titanic uma emocionante viagem através da tragédia e das histórias dos passageiros cujas vidas mudaram para sempre desde aquele dia 14 de Abril.
A exposição, que foi já visitada por mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo, e que chega finalmente a Portugal, centra-se nas cativantes histórias dos passageiros que se encontravam a bordo e que ficaram marcadas na memória dos seus netos e familiares, bem como nos mais de 230 objectos autênticos encontrados nas profundezas do mar, resgatados pela empresa RMS Titanic Inc. e que são mostrados para deleite do público.
Frascos de perfumes pertencentes ao perfumista Adolf Saafeld, que viajava para Nova Iorque para vender as suas amostras que ainda conservam o odor, apesar dos mais de 90 anos que estiveram submersos no oceano, peças da bacia de porcelana gravada com o logo da companhia de navegação mais avançada da época, a White Star Line, e inclusivamente uma garrafa de champanhe que nunca foi aberta.
Uma vez a bordo, os visitantes da exposição sentem-se como se estivessem em 1912. Ao comprar a entrada cada pessoa recebe uma réplica dos bilhetes do Titanic, para começar a viagem cronológica através da vida do transatlântico, desde a construção do barco, a vida a bordo, o seu trágico afundamento, e os surpreendentes objectos resgatados. Podem ainda maravilhar-se com a recreação das cabinas de primeira e terceira classe e desfrutar de uma bebida no Café Verandah, um espaço inspirado no café da classe mais luxuosa, sentindo-se como parte da viagem daquele fatídico trajecto entre Southampton e Nova Iorque.
A exposição oferece a possibilidade do visitante experimentar as sensações daquela viagem. É possível tocar com a mão no gelo de um iceberg de 8 metros enquanto se aprendem histórias sobre heroísmo e humanismo. O submarino com o qual se realizam as expedições ao fundo do mar e que permite resgatar os objectos expostos é outro dos valiosos materiais que podem ser admirados na exposição Titanic.
Sobre a RMS Titanic Inc.
A exposição Titanic é organizada pela RMS Titanic Inc., a única empresa que detém os direitos legalmente reconhecidos para recuperar e preservar os objectos provenientes do Titanic, submersos a 3.800 metros no Atlântico Norte. Desde 1994, quando os tribunais reconheceram o direito à RMS Titanic Inc. para tratar de salvaguardar a memória do navio através da recuperação de artefactos do fundo do mar, realizaram-se já sete expedições através das quais se recuperaram mais de 5.500 objectos.
INFORMAÇÃO UTIL SOBRE A EXPOSIÇÃO
Local: Espaço Rossio Estação do Rossio, piso superior (Lisboa)
Datas: Abertura a público a partir de 9 de Maio (sábado)
Horário: TODOS OS DIAS (incluindo domingos e feriados) das 10H00 às 21H00 (a exposição encerrará as portas às 22H30 horas para os visitantes da última sessão)
Preços: O quadro seguinte identifica os preços dos bilhetes se comprados através da página Web www.titaniclisboa.com.