CULTURA / Caravela Vera Cruz: Palco de sensações em Peniche

0

A Caravela Vera Cruz, réplica das antigas caravelas portuguesas da Era dos Descobrimentos, foi novamente, este ano, o cenário escolhido pela Câmara Municipal de Peniche, para acolher três momentos diversos do 10º Festival Sabores do Mar que decorre entre 5 e 13 de Junho.
Construída nos estaleiros de Vila do Conde no ano 2000, para assinalar os 500 anos da descoberta do Brasil, a reconstituição fiel da Caravela Oceânica Portuguesa do Século XV, tem 23,8 metros de comprimento e capacidade para alojamento de 22 pessoas. A embarcação vai acolher momentos tão diferentes como a II Tertúlia do Mar, a visita de cerca de um milhar de alunos do ensino básico do concelho de Peniche, que poderão assistir a uma aula de história, ao vivo, ou conduzir várias dezenas de pessoas para uma “Sensação Subaquática” na Ilha Berlenga.
Tertúlias do Mar
À semelhança do que se passou em 2008, a Caravela Vera Cruz vai acolher a “II Tertúlia do Mar”. “Navegar” em torno do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM), “mergulhar” no dossier Cluster do Mar e do alargamento da Plataforma Continental, são alguns dos desafios propostos para o próximo dia 8 de Junho.
Esta Tertúlia, aberta a toda a comunidade, contará com a presença dos promotores do Cluster do Mar e de membros do “Fórum Permanente para os Assuntos do Mar”. Os intervenientes, com diferentes sensibilidades e formações académicas e profissionais, contribuirão de forma inequívoca para o enriquecimento da troca de ideias e pontos de vista sob temas tão actuais e importantes para o desenvolvimento nacional.
Visitas Escolares
As visitas escolares a esta embarcação emblemática não foram esquecidas e, entre 1 e 9 de Junho, a Vera Cruz aguarda a visita de quase um milhar de crianças das escolas básicas do concelho de Peniche.
Os alunos ficarão a conhecer um pouco mais sobre a nossa história e a arte de navegar na época dos Descobrimentos através de uma aula de História ao vivo.
Estas visitas, inseridas na Estratégia Municipal para o Mar, pretendem suscitar junto dos mais novos o gosto pelo mar e o despertar de consciências relativas à sua importância a nível nacional e local.
Sensações subaquáticas 2009
No dia 13 de Junho, a Caravela faz-se ao mar de Peniche a partir das 9h30 horas e, cortando as ondas, segue até à Ilha da Berlenga. Pelas 11h00, os participantes poderão descer ao profundo azul através dos Baptismos de mergulho recreativo, técnico, rebreather e scooter subaquática que ali vão ser efectuados. O principal objectivo desta actividade é transmitir experiências e emoções, proporcionando aos que assim o entendam um primeiro contacto com o fascinante e belo mundo subaquático.
De novo a bordo, pelas 16h00, os “marinheiros” poderão ouvir a Palestra “Naufrágios nas Berlengas”, à qual se segue o lançamento da publicação sobre Património Arqueológico Subaquático.
Esta iniciativa é uma organização conjunta da Associação de Operadores de Mergulho do Oeste e do Município de Peniche e conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas Subaquáticas (GEPS) e Reserva Natural das Berlengas.
Petiscos
Mas esta réplica fiel das caravelas oceânicas, que levaram os portugueses no Século XV a dar novos mundos, será ainda palco de “nobres” petiscos elaborados por chefes de reconhecido nome nacional/internacional.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta