Já estão abertas as inscrições para a 1ª edição de ArteMar Estoril 2009, que se realiza de 12 de Setembro a 1 de Novembro de 2009, no Passeio Marítimo da Costa do Estoril, promovido pela Cascais Atlântico, Câmara Municipal de Cascais (CMC) e Fundação D. Luís I.Esta Exposição/ Concurso de Esculturas ao ar livre visa distinguir trabalhos de elevada qualidade estética sobre a temática do mar, devendo este estar simbolicamente representado e/ou havendo incorporação de materiais ou resíduos marinhos. O certame constitui também uma forma de sensibilizar o público para as questões ambientais e de qualidade de vida, contribuindo para a divulgação do concelho de Cascais e de Portugal.
O júri constituído por cinco elementos, em representação da Cascais Atlântico (1), CMC (1), Fundação D. Luís I (1) e dos patrocinadores oficiais (2) , atribuirá o Prémio ArteMar Estoril (15 mil euros e uma viagem à exposição australiana Sculpture by the Sea, em 2010) à melhor obra. Haverá ainda lugar a um Prémio do Público, no valor de 5 mil euros, resultante de votação electrónica por parte dos visitantes.
De acordo com o regulamento, o trabalho vencedor passará a ser propriedade da CMC e destina-se a um parque verde do concelho de Cascais, onde será regularmente sujeito a manutenção e conservação para evitar a sua deterioração.
O concurso está aberto a escultores nacionais e estrangeiros, até ao limite de duas obras por artista. As candidaturas devem ser entregues até às 18H00 de 7 de Abril, por via electrónica (fdluis@gmail.com) ou por carta registada (Fundação D. Luís I, Centro Cultural de Cascais, Av. Rei Humberto II de Itália, s/n, 2750-641 Cascais).
Em 2008 realizou-se a edição zero da Exposição Internacional de Escultura ARTEMAR ESTORIL, exclusivamente aberta a artistas convidados, constituindo um dos maiores eventos gratuitos nacionais de escultura ao ar livre.
Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da CMC, este concurso pretende reforçar a presença da temática ambiental, neste caso, através do mar, no panorama artístico internacional, mobilizando os escultores para a defesa da natureza e da qualidade de vida em Cascais, em Portugal e no mundo.
Para mais informações, consultar www.cascaisatlantico.org.