11 de julho – 21:00 – Auditório da APS
A CPSI – Comunidade Portuária de Sines, a Câmara Municipal de Sines e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, apresentam o documentário “Sines e o Mar”, do realizador Francisco Manso.
Quando passam 522 anos da partida da 1ª Armada de Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia, as três entidades uniram-se para avançar com um documentário, que ficará para a história, e que estabelece a ligação entre esta viagem épica e a cidade berço do navegador.
Nascido em Sines, em 1469, filho do Alcaide-Mor Estevão da Gama, Vasco da Gama, o “Almirante-Mor dos Mares da Índia”, recebeu, entre diversas honrarias e bens após o regresso dessa sua primeira viagem à Índia, duas vilas: Sines e Vila Nova de Mil Fontes.
Uma viagem, que deu a Portugal o controle do comércio das especiarias e riquezas do Oriente, que afirmou a supremacia da Rota do Cabo sobre as arriscadas viagens por terra de caravanas de mercadores desde a longínqua Ásia até ao Mediterrâneo e que mudou o mundo de então.
Vasco da Gama tornou-se um mito e as suas viagens marítimas o tema central de “Os Lusíadas”, de Luíz Vaz de Camões.
Sines tem um enorme significado para a história do nosso país e para o mundo moderno – o local onde nasceu o homem que foi pioneiro na ligação por mar entre o Ocidente e o Oriente, e que hoje continua a ter no mar a porta para o seu futuro.
Sines acolhe o maior porto português, que é também um dos maiores portos da Península Ibérica e um dos cem maiores do mundo.
Assim, Sines e o Mar são um binómio natural e indissociável. Terra de navegadores, de pescadores, o mar e as atividades económicas com ele relacionadas marcam o ritmo e a vida da cidade.
Este documentário é um retrato perfeito que une Sines na atualidade, a dimensão e a importância económica do seu Porto e a sua ligação ao mundo global.
Recordar a epopeia marítima de Vasco da Gama é a chave para estabelecer a ligação entre o passado, o presente e o futuro de Sines ao mar.